A construção da docência no ensino superior: da formação inicial à continuada do professor do curso de direito
Visualizações: 541Keywords:
Ensino Superior. Curso de Direito. Formação Pedagógica. Formação Inicial e Continuada.Abstract
Ao bacharel em Direito, que tome a docência como profissão, surge à necessidade da aquisição de conhecimentos específicos, que o capacite pedagogicamente para a profissão suas especificidades. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar a formação inicial e continuada dos professores do curso de Direito, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, na abordagem da História de Vida, na modalidade pesquisa narrativa ou (auto)biográfica. O lugar da pesquisa foi a UEMS/Paranaíba, que abriga o curso de Direito, e os sujeitos da pesquisa os professores que exercem a atividade docente na área jurídica da Instituição. Como instrumento de coleta dos dados utilizou-se os questionários e narrativas autobiográficas, e a análise dos dados permitiu o entendimento aprofundado da formação inicial e continuada dos professores investigadosDownloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.