Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional

Visualizações: 2053

Authors

  • Guilherme do Val Toledo Prado UNICAMP

Abstract

Este artigo tem como finalidade apresentar análises de uma pesquisa, realizada num estágio pós-doutoral, que buscou ampliar a compreensão dos processos de desenvolvimento pessoal e profissional de profissionais, envolvidos num projeto temático financiado por uma agência de fomento à pesquisa de abrangência estadual. Tal projeto se propôs desenvolver um processo de formação, fundamentado em uma epistemologia, calcado na reflexão das práticas e nos contextos de produção na e da escola. Nesse sentido, nossa opção teórico-metodológica insere-se numa perspectiva interpretativa e mediante uma abordagem indiciária, que possibilitou evidenciar os saberes e conhecimentos dos professores da (e na) escola explicitados nas narrativas pedagógicas escritas por eles. Pode-se perceber que os indícios de desenvolvimento pessoal e profissional, evidenciados nas narrativas, estão marcados pelas relações afetivas entre profissionais e estudantes. As transformações das práticas pedagógicas, em que a participação dos estudantes ganhou destaque, geraram novos sentimentos e razões para que os conhecimentos do conteúdo e os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos se associassem as novas práticas dialógicas entre os diversos profissionais da escola, fazendo com que todos assumam os conhecimento dos fins, objetivos e valores educacionais.

 

Palavras- Chave: Formação de Professores. Narrativas. Conhecimento Profissional Docente.

 

Published

2013-12-06

How to Cite

Prado, G. do V. T. (2013). Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(10), 149–165. Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/537