Os estilos de uso dos espaços virtuais na construção de estratégias didáticas na licenciatura e na formação para a docência na educação básica
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5403Abstract
Esta investigação objetivou compreender os estilos de uso dos espaços virtuais de estudantes de Pedagogia, a fim de construir a partir destes estilos, estratégias didáticas no curso de licenciatura em Pedagogia, visando à formação para a docência na Educação Básica. Foram sujeitos desta investigação 317 estudantes de Pedagogia. Para a coleta de dados, utilizou-se de questionário para identificar os estilos de uso do espaço virtual, o perfil e as percepções sobre o uso das redes sociais no processo de ensino e de aprendizagem dos participantes (BARROS, 2009). Para a organização e sistematização dos dados coletados, utilizou-se da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com apoio do software DSCsoft 2.0 (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Os resultados mostraram de forma significativa, a predominância dos estilos de uso participativo, busca e pesquisa no espaço virtual. Também se verificou que a descoberta de novas estratégias de ensino, a partir da identificação dos estilos de uso do espaço virtual, auxilia na concepção de propostas de aprendizagem para ambientes de aprendizagem online. Concluiu-se que os estilos de uso do espaço virtual no âmbito dos cursos direcionados à formação inicial de professores, pode contribuir para o trabalho colaborativo, em rede e o desenvolvimento de competências digitais desses futuros educadores.
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