Método de atendimento educacional do aluno surdo: análise da produção da ANPEd 2000/2010
Visualizações: 499Abstract
O objetivo deste artigo é apreender o debate acadêmico recente acerca do método adequado à educação das pessoas surdas, por meio da análise da produção especializada apresentada na ANPEd, no período compreendido entre 2000 e 2010. O referencial teórico-metodológico adotado foi a ciência da história, que permite compreender como se estabeleceu, historicamente, a educação dos surdos e quais os limites e as possibilidades das propostas educacionais formuladas - Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. A partir desse referencial, problematiza-se o discurso corrente de defesa do bilinguismo, assentado na afirmação da identidade e da cultura surda. Essa perspectiva reforça diferenças e, ao contrário do que pretende, reduz as possibilidades de inserção social desse grupo. Considera-se que a educação do surdo ainda não encontrou resposta satisfatória e precisa ser repensada a partir de uma perspectiva ampla, que assegure acesso à cultura universal.
Palavras-chave: educação, educação do surdo, cultura universal, cultura surda.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.