A leitura literária: especificidades e contribuições para a humanização do aluno/leitor
Visualizações: 1305Abstract
Enquanto disciplina, a Literatura já ocupou um local bem mais privilegiado em ambiente escolar. Vários estudiosos insistem no destaque do texto literário como gênero privilegiado para o desenvolvimento crítico e humanístico do aluno/leitor, contudo há quem aponte para o fato de que a forma como o ensino da leitura literária tem se estabelecido nas escolas colabora para o seu insucesso e mesmo para sua ineficácia no que tange à contribuição para a formação/humanização do educando. Em nossa proposta, buscamos destacar algumas especificidades do texto literário, já que um de seus elementos definidores se fundaria não apenas no tema, ou na abordagem conferida, mas especialmente na forma, expressa pela linguagem elaborada, para gerar significados, de forma tal que a literatura, embora ficção, nunca se aliena do humano, ao contrário, sempre lhe diz respeito, pois lhe é inerente.
Palavras chave: Literatura. Leitura. Ensino.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.