A leitura literária: especificidades e contribuições para a humanização do aluno/leitor

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Autores/as

  • Marcelo Alves Silva UEMS
  • José Antonio de Souza UEMS

Resumen

Enquanto disciplina, a Literatura já ocupou um local bem mais privilegiado em ambiente escolar. Vários estudiosos insistem no destaque do texto literário como gênero privilegiado para o desenvolvimento crítico e humanístico do aluno/leitor, contudo há quem aponte para o fato de que a forma como o ensino da leitura literária tem se estabelecido nas escolas colabora para o seu insucesso e mesmo para sua ineficácia no que tange à contribuição para a formação/humanização do educando. Em nossa proposta, buscamos destacar algumas especificidades do texto literário, já que um de seus elementos definidores se fundaria não apenas no tema, ou na abordagem conferida, mas especialmente na forma, expressa pela linguagem elaborada, para gerar significados, de forma tal que a literatura, embora ficção, nunca se aliena do humano, ao contrário, sempre lhe diz respeito, pois lhe é inerente.

 

Palavras chave: Literatura. Leitura. Ensino.  

Publicado

2012-12-19

Cómo citar

Silva, M. A., & de Souza, J. A. (2012). A leitura literária: especificidades e contribuições para a humanização do aluno/leitor. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(8), 35–47. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/560