Os profissionais da educação e a conquista de um tempo não tarefeiro
Visualizações: 547Abstract
Este artigo realiza reflexões acerca do trabalho do coordenador pedagógico, com utilização de um referencial teórico crítico, em que o sujeito é o agente de seu trabalho. Para chegar as conclusões foram utilizados depoimentos de coordenadores, que se colocam como constantes tarefeiros. Com essas reflexões acerca do trabalho do coordenador conclui-se que o desafio está em fazer com que os docentes percebam a importância de uma formação continuada comprometida tanto com sua emancipação quanto com a dos docentes e discentes. Caso contrário, seguirão alienados, desenvolvendo o papel de forma repetitiva e mecânica a exemplo da sátira do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin (1936). Todavia, é conveniente ressaltar que numa educação comprometida com a transformação social, não há lugar para profissionais desprovidos de senso crítico, tarefeiros e, sobretudo para aqueles que não conseguem desenvolver seu ofício em sintonia com os seus pares de forma interdisciplinar.
Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Formação docente. Professores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.