Os profissionais da educação e a conquista de um tempo não tarefeiro

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Autores/as

  • Leni Aparecida Souto Miziara UEMS

Resumen

Este artigo realiza reflexões acerca do trabalho do coordenador pedagógico, com utilização de um referencial teórico crítico, em que o sujeito é o agente de seu trabalho. Para chegar as conclusões foram utilizados depoimentos de coordenadores, que se colocam como constantes tarefeiros. Com essas reflexões acerca do trabalho do coordenador conclui-se que o desafio está em fazer com que os docentes percebam a importância de uma formação continuada comprometida tanto com sua emancipação quanto com a dos docentes e discentes. Caso contrário, seguirão alienados, desenvolvendo o papel de forma repetitiva e mecânica a exemplo da sátira do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin (1936). Todavia, é conveniente ressaltar que numa educação comprometida com a transformação social, não há lugar para profissionais desprovidos de senso crítico, tarefeiros e, sobretudo para aqueles que não conseguem desenvolver seu ofício em sintonia com os seus pares de forma interdisciplinar.

 

Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Formação docente. Professores.

 

Publicado

2012-12-19

Cómo citar

Miziara, L. A. S. (2012). Os profissionais da educação e a conquista de um tempo não tarefeiro. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(7), 99–106. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/576

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