Docência no Ensino Secundário Durante a Reforma Capanema
Um Recorte Regional e Disciplinar (1942-1961)
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5858Keywords:
Professores, línguas estrangeiras modernas, C.A.D.E.SAbstract
Este trabalho focaliza a história da docência no Ensino Secundário, durante a vigência da Lei Orgânica do Ensino Secundário, Decreto-lei Nº 4.244, de 9 de abril de 1942 (1942-1961), e apresenta características da formação e do aperfeiçoamento dos professores de línguas estrangeiras modernas dos estabelecimentos de ensino secundário na parte sul do estado de Mato Grosso, nesse período. Trata-se de uma pesquisa histórico- documental tendo como fontes: teses e dissertações sobre ensino secundário na região e documentação acessada nos Arquivos Digitalizados da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado e nos arquivos do Professor José Pereira Lins, armazenados no CDR (Centro de Documentação Regional) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). As análises confirmaram que os professores de línguas estrangeiras na região e no período estudados não tinham formação docente caracterizados como “professores leigos”. Por exigências legais, obtiveram registro de professores após cursos da C.A.D.E.S e aprovação nos exames de suficiência. Conclui-se que a proposta de “profissionalizar” a docência no ensino secundário explicitada na Reforma Francisco Campos em 1931, que se completaria com a formação pelas Faculdades de Educação Ciências e Letras, foi muito lenta e desigual nas várias regiões do país.References
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