Licenciaturas em Pedagogia e Educação Especial:
uma análise a partir de resoluções vigentes
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.5901Abstract
A legislação para a formação de professores para atuação na Educação Básica no Brasil vem sendo alvo de constantes reformulações, em especial nos últimos 20 anos. Compreende-se, com base no aporte teórico utilizado, que essa formação deva desenvolver-se em nível superior, com bases sólidas, de forma crítica e que trabalhe para a promoção da cidadania, inclusão e de uma sociedade mais democrática. Dessa forma, o objetivo deste artigo é analisar a configuração curricular vigente dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) Diurnos e Noturnos presenciais de Pedagogia e Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em relação às resoluções pertinentes, identificando suas principais características. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, documental e utiliza-se da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para análise e tratamento dos dados. Constatou-se que: os PPC possuem estruturas bastante diversas; a maioria cumpre as legislações atuais; as dificuldades de adaptação são maiores para os cursos noturnos. Conclui-se que a alta rotatividade das políticas de formação de professores com a complexidade de exigências e a necessidade de atender múltiplas normativas dificultam a adaptação dos cursos.Downloads
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