Tecnologias digitais, WhatsApp e leitura escrita

Olhares plurais

Visualizações: 242

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5980

Keywords:

Tecnologias digitais, WhatsApp, Letramentos, Multiletramentos

Abstract

Este texto apresenta reflexões sobre a integração das tecnologias digitais à prática pedagógica com alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais. Com o objetivo geral de analisar as contribuições do WhatsApp à prática pedagógica para promoção de leituraescrita no espaço digital, os alunos do 5º ano, que dispunham de aparelho celular, foram convidados a participar de um grupo no WhatsApp, na perspectiva de refletir e construir argumentos orais ou escritos sobre aspectos socioeconômicos e educacionais da localidade. A pesquisa netnográfica, de natureza qualitativo-colaborativa, toma como mota para discussão e reflexão a seguinte questão-problema: quais as contribuições do WhatsApp à prática pedagógica para promoção da leituraescrita no espaço digital? A pesquisa conecta as (con)vivências do campo empírico com a concepção de autores que discutem letramentos, multiletramentos, integração das tecnologias digitais e WhatsApp à prática pedagógica. O estudo leva à compreensão de que a integração das tecnologias digitais ao fazer docente contribui para produção de práticas sociais de leituraescrita tecidas por múltiplas linguagens e o WhatsApp se constitui como espaço digital que favorece a produção colaborativa, o que contribui para interseccionar as vivências do mundo digital com a realidade escolar.

Author Biography

Sidmar da Silva Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Pedagogia e Especialista em Alfabetização e Letramento Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade do Sertão Baiano (FASB). Especialista em Educação do Campo e em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Membro do Grupo de Pesquisa intitulado Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET). É professor da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Monte Santo-BA e desenvolve estudos e pesquisas sobre educação, alfabetização, letramentos e formação continuada de professor. 

References

ALVES, André Luiz; PORTO, Cristiane Magalhães. WhatsAula: aprendizagem colaborativa em movimento. João Pessoa: editora UFPB, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. MEC/SEB. Brasília, 2018.

COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica Editora, 2017, p. 25-40.

COSCARELLI, Carla Viana. Perspectivas culturais de uso de tecnologias digitais e a educação. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf.|Belo Horizonte, MG|v.1| n.8 | p. 33-56|jul./dez. 2018.

FERREIRA, Márcia Helena Mesquita; Isabel Cristina Alves S. Alfabetização e letramento em contextos digitais: pressupostos de avaliação aplicados ao software HagáQuê. In: RIBEIRO, Ana Elisa et al (Orgs.). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Periópolis, 2010. p. 15-27.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 52ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 55. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livros, 2008.

INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. INAF BRASIL 2018: resultados preliminares. São Paulo, 2018.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-62.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LIMA, Mariana Batista de; DE GRANDE, Paula Bacarat. Diferentes formas de ser mulher na hipermídia. In: ROJO Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 37-58.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 9-30.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas metodologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 11-72.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Tradução: Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

ROJO, Roxane. Gênero discursivo do círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 13-36.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.

ROJO, Roxane. Apresentação: protótipos didáticos para os multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012a. p. 07-09.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

STREET, Brian. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Published

2023-06-14

How to Cite

Oliveira, S. da S. (2023). Tecnologias digitais, WhatsApp e leitura escrita: Olhares plurais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5980