Trajetória acadêmica de estudantes cotistas: um olhar a partir dos mecanismos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6051Resumo
Este artigo é resultado de dissertação de mestrado em educação, que teve como objetivo compreender como os mecanismos institucionais de acompanhamento aos estudantes cotistas da Universidade Federal da Fronteira Sul influenciam na trajetória acadêmica em termos de acesso, permanência e conclusão de curso. Por meio de um estudo qualitativo, embasado em revisão de literatura, análise documental e acompanhado de trabalho de campo, com a realização de entrevistas dialógicas, investigamos os mecanismos de suporte institucional desenvolvidos pela UFFS, pioneira na educação nacional, ao reservar em torno de 90% das vagas de ingresso para estudantes oriundos de escola pública. A pretensão do estudo não foi promover uma avaliação dos mecanismos institucionais, mas estabelecer um quadro a partir do qual se pode acompanhar e impulsionar o sistema de cotas para outras instituições. Com a Análise Textual Discursiva retratamos os mecanismos de acompanhamento institucional desenvolvidos pela Universidade e sua sensibilidade e compromisso firmados em relação à garantia de acesso, permanência e conclusão de curso por estudantes beneficiários pela política de cotas. Sendo um desafio a efetiva inclusão daqueles que sempre estiveram ausentes dos bancos escolares e, por conseguinte, de cursos de graduação, maior é o dever institucional de acompanhar e aperfeiçoar suas políticas.Downloads
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