USO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: DA ORIGEM COLONIAL À DIFUSÃO NO BRASIL IMPÉRIO

Visualizações: 370

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6314

Keywords:

História da Educação, Ciências Matemáticas, Livros Didáticos

Abstract

É objetivo desse estudo discutir o uso de livros didáticos para o ensino de matemática, desde as origens até sua sistematização no período imperial, identificando os principais centros de difusão deste saber. Partiu-se do ensino jesuítico, no Brasil Colônia, chegando à transição do Brasil Império para a Primeira República. A discussão busca fundamentos na ciência da história. Pauta-se no recurso de fontes documentais e da historiografia da área. Conclui-se que, embora os Jesuítas valorizassem as ciências matemáticas, não se ocuparam desse ensino no início da colonização, dado seu objetivo de cristianização dos nativos. Só em fins do século XVI, esse conteúdo figurou nas escolas jesuíticas elementares. Há indicativos do uso dos livros didáticos do jesuíta Inácio Stafford no transcurso do século XVII. A difusão das matemáticas ocorreu a partir do período Joanino, com o surgimento das Academias Militares, nas quais foram utilizados, predominantemente, livros didáticos franceses (de Bernard Florest de Bélidor e Etienne Bézout). Em fins do Império, sob influxo das transformações materiais da sociedade, impôs-se a organização e expansão da educação escolar, sendo a matemática amplamente difundida como conhecimento elementar necessário. Nesse contexto, surgiram os primeiros livros didáticos brasileiros, compilados a partir das obras francesas: caso das obras didáticas de Cristiano Benedito Ottoni, utilizadas no Colégio Pedro II, as quais regraram o ensino de matemática no Brasil. Os livros didáticos publicados em língua pátria consolidaram-se como ferramentas de trabalho dos professores e asseguraram a sistematização do ensino, base imprescindível para a expansão da educação escolar em território brasileiro.

Author Biographies

Elaine Cristina Luiz, UEMS/Egressa

Mestre em Educação (UEMS), Pós-Graduada Lato Sensu (UNESP), Licenciada em Matemática (UFMS), Bacharel em Ciências Contábeis (Unijales).

Samira Saad Pulchério Lancillotti, UEMS

Dr.ª em História e Filosofia da Educação, Professora Sênior do Mestrado Profissional em Educação/UEMS.

References

ALMEIDA, F.; ALVES, S. P. Academia Imperial Militar. In: DICIONÁRIO da Administração Pública Brasileira do Período Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2016. Disponível em: http://mapa.an.gov.br/index.php/component/content/article?id=656. Acesso em 03 mar. 2021.

ALVES, G. L. O Pensamento Burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836. 2. ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMS; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

ALVES, G. L. O universal e singular: em discussão a abordagem científica do regional. In: ALVES, G. L. Mato Grosso do Sul: o universal e o singular. Campo Grande, MS: Editora Uniderp, 2003.

ARAÚJO, E. A. Ensino de Álgebra e Formação de Professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 2, pp. 331-346, 2008.

BRASIL, Colleção das Leis do Império do Brasil de 1809. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1891. Disponível em: http://www.camara.gov.br/Internet?infDoc/conteudo/Colecoes/Legislação/Legimp-A4_8.pdf. Acesso em: 13 maio 2014.

BLAKE, A.V. A. S. Diccionário Bibliográphico Brazileiro – 1883-1902. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/14856. Acesso em: 07 jan. 2014.

BRITO, M. D. C. A História da Matemática no Brasil. Disponível em: http://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22007/MariadasDoresCostaBrito.pdf. Acesso em: 22 abr. 2014.

D’AMBRÓSIO, U. Uma História Concisa da Matemática no Brasil. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

PIERO, Iria Aparecida Storer di. Ratio Studiorum, Educação e Ciência nos séculos XVI e XVII: matemática nos colégios e na vida. Dissertação de Mestrado. Universidade Metodista de Piracicaba. Faculdade de Ciências Humanas. Programa de pós-graduação em Educação. Piracicaba, SP, 2008. Disponível em: http://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/pdfs/2006/CTXPRHATKPBB.pdf. Acesso em: mar de 2014.

GABLER, L. Escola Politécnica (1891-1920). In: DICIONÁRIO da Administração Pública Brasileira do Período Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2019. Disponível em: http://mapa.an.gov.br/index.php/component/content/article?id=656 Acesso em: mar. 2021.

GRAÇA, D. A. L. O Livro Didático de Matemática no Brasil: Os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Manuais Escolares. 2005. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade São Marcos, São Paulo, 2005. Enviada via e-mail pelo autor em 29 de agosto de 2013.

GUSSI, J. C. O Ensino da Matemática no Brasil: Análise dos Programas de Ensino do Colégio Pedro II (1837 A 1931). 2011. 141f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba. Faculdade de Ciências Humanas, Piracicaba, 2011. Disponível em: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/27092011_105018_tesepdf.pdf> . Acesso em: 12 jan. 2014.

HAIDAR, M. L. M. O Ensino Secundário no Brasil Império. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LORENZ, K. M.; VECHIA, A. Os livros didáticos de matemática na escola brasileira do século XIX. História da Educação, Pelotas, Brasil: Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE), vol. 8, n. 15, p. 53-72, jan/abr 2004.

LUIZ, E. C. Os Compêndios de Cristiano Benedito Ottoni e José Adelino Serrasqueiro para o ensino de álgebra no Colégio Pedro II (1856-1928). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Paranaíba, MS, 2013.

MORMÊLLO, B. H. O Ensino de Matemática na Academia Real Militar do Rio de Janeiro, de 1811 a 1874. 2010. 191f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, 2010. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000777455 . Acesso em: 13 jan. 2014.

PIVA, T. C. C; SANTOS, N. P. O Brigadeiro José Fernandes Pinto Alpoim: O Cálculo do Número de Balas de Canhão Empilhadas na Obra Exame de Artilheiros. Revista Brasileira de História da Matemática (RBHM), Vol. 11, nº 21, p. 107-120, 2011.

RIBEIRO, M. L. S. História da Educação Brasileira: A Organização Escolar. 21. ed. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2010. – (coleção Memória da Educação).

REIS, E. S. O Estudo de Sistemas de Equações do Primeiro Grau em Livros Didáticos Utilizados em Escolas Brasileiras. 2010. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2010. Disponível em: http://www.edumat.ufms.br/index.php?section=dissertacoes&itemId=13 . Acesso em: 07 jan. 2014.

RIBEIRO, M. L. S. História da Educação Brasileira: A Organização Escolar. 21. ed. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2010. – (coleção Memória da Educação).

SILVA, C. P. História da Matemática no Brasil: Uma História de seu Desenvolvimento. 2. ed. Curitiba: Academia Colombiana de Ciencia Exactas, Fisicas y Naturales, 1998.

SOARES, F. S. O professor de Matemática no Brasil (1759-1879): Aspectos Históricos. 2007.172f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/cp076148.pdf. Acesso em 20 de maio 2014.

VALENTE, W. R. Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República. Cad. Pesquisa, São Paulo, n. 109, p. 201-212, mar. 2000. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000100009&lng=pt&nrm=iso . Acessos em 05 maio 2021. https://doi.org/10.1590/S0100-15742000000100009.

VALENTE, W. R. Uma História Concisa da Matemática Escolar no Brasil, 1730-1930. 2. ed. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2007.

VEIGA, C. G. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007

ZOTTI, S. A. O Ensino Secundário no Império Brasileiro: Considerações sobre a Função Social e o Currículo do Colégio D. Pedro II. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.18, p. 29 - 44, jun. 2005. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/revis/revis18/art04_18.pdf . Acesso em: 12 jan. 2014.

Published

2021-12-13

How to Cite

Luiz, E. C., & Lancillotti, S. S. P. (2021). USO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: DA ORIGEM COLONIAL À DIFUSÃO NO BRASIL IMPÉRIO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6314

Issue

Section

Artigos Temáticos

Most read articles by the same author(s)