Fundamentos teóricos para a avaliação escolar frente à inclusão de alunos com deficiência mental: da prática autoritária para a prática inclusiva
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https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.647Abstract
O atual modelo de avaliação da aprendizagem escolar praticado na maioria das escolas regulares caracteriza-se por ser autoritário, disciplinador e de orientação meramente quantitativa. Entretanto, tal modelo revela-se insuficiente e insustentável, sobretudo diante da inclusão de alunos com deficiência mental nas salas de aula comuns, pois estes estarão sempre em desvantagem em relação ao formalismo antipsicológico dos critérios tradicionais. Assim, surge a necessidade urgente de se articular e divulgar novos princípios que contemplem uma prática avaliativa dinâmica, qualitativa e inclusiva. É exatamente este o objetivo do presente trabalho, que, para tanto, buscou na pesquisa bibliográfica os fundamentos teóricos. Pela pesquisa, pôde-se perceber que os conceitos de Vygotsky sobre Zona de Desenvolvimento Proximal, Aproveitamento Escolar Absoluto e Aproveitamento Escolar Relativo são os que mais podem orientar os professores, neste momento, quanto à correta verificação da aprendizagem escolar de todos os seus alunos, pois abrem espaço para uma perspectiva de avaliação totalizante, processual e consciente da singularidade cognitiva e psicológica que envolve a personalidade de cada educando. Estes conceitos lhes darão, assim, condições para refletir também sobre as conquistas de cada criança, e não apenas para condená-la por seus eventuais fracassos, supostamente apontados por notas frias, cúmplices de uma rígida burocracia escolar e dissociadas de qualquer trabalho analítico cuidadoso.Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem Escolar. Inclusão de Crianças com Deficiência Mental. Zona de desenvolvimento Proximal. Aproveitamento escolar absoluto. Aproveitamento escolar Relativo.
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