Práticas e processos educativos nos modos de existência e resistência da população negra na cidade de Campinas-SP

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6639

Keywords:

Educação, Negritude, Educação não formal, História oral

Abstract

Neste artigo o objetivo é apresentar e analisar os processos e práticas educativas fora da escola, no campo da educação não formal e informal, como modos de existência e resistência da população negra campineira. A metodologia é de abordagem qualitativa, descritiva e analítica e faz uso da História Oral. A técnica de construção de dados é a entrevista com roteiro semi-estruturado com 4 moradores/as negros/as e velhos da cidade de Campinas-SP. As narrativas mostram que, ao lado da educação formal, a educação não formal aparece nas menções dos entrevistados às suas experiências e vivências marcadamente fora do âmbito escolar, em que se misturam, educação, arte, cultura, política, militância e engajamento da população negra campineira. São entendidos, então, como modos de resistência ao instituído e de ações contra hegemônicas ao poder imposto pelo Estado, em suas leis e pela sociedade, no cotidiano.

Author Biographies

Rogério Donizetti Bueno

graduação em Educação Física pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas, especialização em História e Cultura Afrobrasileira pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo - UNISAL, mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo - UNISAL, doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor de capoeira.

RENATA SIEIRO FERNANDES

graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Membro do grupo Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP.

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Published

2023-11-06

How to Cite

Donizetti Bueno, R., & SIEIRO FERNANDES, R. (2023). Práticas e processos educativos nos modos de existência e resistência da população negra na cidade de Campinas-SP. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 505–524. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6639