Educação Musical na Educação Infantil:

a concepção dos docentes

Visualizações: 73

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7122

Keywords:

Educação musical, Formação continuada, Educação infantil

Abstract

A lei n.º 11.769 determina que a música deva ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo em toda a Educação Básica. Neste artigo tivemos como objetivo identificar a concepção dos docentes frente à compreensão da educação musical como perspectiva tanto na sua formação continuada quanto na formação integral da criança. A fim de atingir o objetivo utilizamos a abordagem qualitativa com seis docentes participantes. Para o levantamento dos dados aplicamos dois questionários, um para conhecer o perfil dos sujeitos e outro para conhecer a concepção do docente sobre a temática da educação musical, envolvendo subtemas como música e cultura, formação docente e educação musical e a música no contexto escolar. Os resultados evidenciaram que os participantes reconhecem a importancia da música, sendo a mesma uma forma de expressão, por ser uma arte universal e se destacar em várias culturas. Porém, ainda há obstaculs para a prática da linguagem musical no contexto escolar, sendo necessária mais capacitação docente, além de apoio dos governos municipal e federal. Conclui-se pela necessidade de inserir a linguagem musical tanto na formação docente bem como no educando desde tenra idade a fim de ser ter os benefícios que tal linguagem traz para o desenvolvimento integral da criança.

Author Biographies

Everton Tomiazzi, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Educação. Pós-graduado com título de especialista em Arte Educação. Graduando em Odontologia . Graduado em Pedagogia. Graduado em Educação Artística. Docente da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Coautor de material em Educação a Distância (EAD) na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE com o curso de Especialização em Linguagem Musical. Coautor dos livros didáticos de Artes dos Sistemas de ensino: Anglo, pH da Somos Educação. 

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

É avaliadora de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino (1994), mestrado em Curso de Pós Graduação Em Educação Área de Concent pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Curso de Pós Graduação Em Educação Área de Concent pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002).

References

ALVES, R. O melhor de Rubem Alves. In: (Org.) LAGO, Samuel Ramos. Curitiba: Nossa Cultura, 2008.

BIAGGI, A. F. Formação continuada de professores: concepções e práticas. Revista Comunicações. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep, v. 14, n.1, p.99-115. Jun. 2007.

BRASIL. Censo da Educação Superior. 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?id=11100&option=com_content&task=view>. Acesso em: 09 ago. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRÉSCIA, V.L.P. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, T. A.. Música na Educação Infantil. Propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

BRITO, T. A. O humano como objetivo da educação musical: o pensamento pedagógico de Hans-Joachim Koellreutter. Disponível em: <http://www.tecaoficinademusica.com.br/Teca/Tec_Mus_00.htm#Hum>. Acesso em: 30 maio 2013.

CASCARELLI, C. Oficinas de musicalização para educação infantil e ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.

DEL-BEN, L. M. Educação Musical Escolar. Música na Escola. Boletim 8, v. 21, jun., 2011.

FREIRE, R. D. Programa Música para Crianças. Folder explicativo, 2002. Não Publicado.

FONTERRADA, M.T.O. A Música na Escola. Educação Musical: propostas criativas. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.

HENTSCHKE, L.; DEL BEN, L. Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.

IMBERNÓN, F. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

JEANDOT, N. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 1997.

MAFFIOLETTI, L. A. Práticas musicais na Escola Infantil. Educação Infantil. Prá que te quero? Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 123-134, 200.

NÓVOA, A.. Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1995.

PENNA, M. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.

PETRAGLIA, M. S. A Música na escola. Educação musical: dá impressão à expressão. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.

SEDIOLI, A. A cura di Enrico Strobinoe Maurizio Vitali. Suonare la città. Itália: Franco Angeli, 2003.

SWANWICK, Keith. Music, mind and education. London: Routledge, 1988.

Published

2024-07-11

How to Cite

Tomiazzi, E., & Gitahy, R. R. C. . (2024). Educação Musical na Educação Infantil: : a concepção dos docentes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 207–225. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7122