Impactos de uma intervenção pedagógica na transformação das representações sociais de estudantes de educação física sobre práticas sustentáveis

Visualizações: 114

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7420

Keywords:

Ensino, Educação Física, Prática Educativa, Sustentabilidade, Meio Ambiente

Abstract

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Educação Física instituem a necessidade do tratamento dos conhecimentos relativos às práticas sustentáveis e ao meio ambiente, porém, as discussões científicas sobre a atuação desses professores no esporte, mais especificamente naqueles praticados em meio à natureza e de forma sustentável ainda são poucos. Portanto, a pesquisa buscou explorar e analisar as representações sociais que uma turma de um curso de graduação em Educação Física de uma instituição privada do centro da cidade do Rio de Janeiro possui sobre práticas sustentáveis. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma intervenção pedagógica com aulas sobre práticas sustentáveis e houve aplicação da técnica de associação livre de palavras em dois momentos distintos. O grupo amostral foi constituído por uma turma de 33 estudantes do quarto período. A primeira coleta foi realizada antes do início das aulas e a segunda ao final do processo. Os resultados pré-intervenção desvelaram representações sociais majoritariamente associadas à saúde, mas as evidências identificadas após as aulas demonstraram uma maior associação com o meio ambiente. A pesquisa concluiu que um semestre do curso de uma disciplina sobre práticas sustentáveis permitiu impactar superficialmente as representações sociais dos universitários sobre práticas sustentáveis.

Author Biographies

Felipe da Silva Triani, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE/UNESA

Pós-Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringa - UEM

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM-UEM

Pós-Doutor pela Universidade do Minho

References

ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das Representações Sociais: desenvolvimentos recentes. In.: CAMPOS, P. H. F.; LOUREIRO, M. C. S. Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: Ed. Da UCG; 2003, p. 37-57.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. A abordagem estrutural das representações sociais. Psicologia da Educação, v. 14, n. 1, p. 17-37, 2002.

BRASIL. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. v. 15, 2016. Disponível em:

http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/brasil_amigo_pesso_idosa/Agenda2030.pdf >. Acesso em: 15 mai. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6 de 18 de dezembro de 2018. Brasília, MEC, 2018.

CARMO, T.; LEITE, J. C.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Aspectos Metodológicos em Representações Sociais: um olhar para as pesquisas no contexto educacional. In.: TRIANI, F.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; NOVIKOFF, C. Representações Sociais e Educação: contextos e perspectivas. Autografia: Rio de Janeiro, 2017.

COSTA, V. Esportes de aventura e risco na montanha: um mergulho no imaginário. Phorte: São Paulo, 2000.

DOMINGUES, S. C.; KUNZ, E.; ARAÚJO, L. C. Educação ambiental e educação física: possibilidades para a formação de professores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 3, p. 559-571, 2011.

GASPI, S.; OLIVEIRA, L.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. O “coronavírus” nas representações sociais de estudantes de ensino médio: subsídios para o ensino de ciências. In.: MISSIAS-MOREIRA, R.; COLLARES-DA-ROCHA, J. C. C.; FREITAS, V. L. C.; ALMEIDA, I. B. S. Representações sociais na contemporaneidade. Vol. 5. Curitiba: CRV, 2021.

GALVÃO, C. B.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 2, p. 124-141, 2016.

INÁCIO, H. L. D.; MORAES, T. M.; SILVEIRA, A. Educação física e educação ambiental: refletindo sobre a formação e atuação docente. Conexões, v. 11, n. 4, 1-23, 2013.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In.: JODELET, D. As representações sociais. Ed. UERJ: Rio de Janeiro, 2001.

LEITE, J. C.; CARMO, T. Metodologia Mista. In.: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Massoni: Maringá, 2021.

LIMA, M. S. X.; TRIANI, F. S.; SEIXAS FILHO, J. T.; MOREIRA, J. F. F. Esportes de aventura: algumas possibilidades na região da Barra de Guaratiba no Rio de Janeiro. Semioses, v. 12, n. 1, p. 36-45, 2018.

MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; TOMANIK, E. A. Representações Sociais e direcionamento para a Educação Ambiental na Reserva biológica das Perobas, Paraná. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 227-248, 2012.

MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem, seu público. Vozes: Petrópolis, 2012.

ORTIZ, A. J.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Ser professor de física: representações sociais na licenciatura. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. e10462, 2019.

ORTIZ, A. J.; TRIANI, F.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Representações sociais: uma teoria, muitos caminhos. In.: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Massoni: Maringá, 2021.

PAIXÃO, J. A. Esporte de aventura como conteúdo possível nas aulas de educação física escolar. Motrivivência, v. 29, n. 50, p. 170-182, 2017.

PAIXÃO, J. A. Esportes de Aventura no Currículo da Educação Física Escolar: possibilidades de intervenção. Ed.UFV: Viçosa, 2018.

SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. 2 ed. Vozes: Petrópolis, 1996.

TAHARA, A. K.; DARIDO, S. C. Práticas corporais de aventura em aulas de educação física na escola. Conexões, v. 14, n. 2, p.113-136, 2016.

TRIANI, F. S.; SOUZA, A. C. C.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; TELLES, S. C. C. Representações sociais de graduandos em educação física sobre meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 260, p. 205-217, 2021.

TRIANI, F. S.; TELLES, S. C. C. A pós-graduação stricto sensu em educação física no Rio de Janeiro: desafios para a formação acadêmica e a produção científica a partir das possibilidades de publicação. Journal of Physical Education, v. 30, n. 1, p. e3050x, 2019.

TRIANI, F.; TELLES, S. C. C. Representações sociais sobre os esportes de aventura na educação física. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 10, n. 30, p. 246-267, 2019b.

VITTORAZZI, D. L.; GOUVEIA, D.; SILVA, A. M. T. B. Representações sociais do meio ambiente: implicações em abordagens de educação ambiental sob a perspectiva crítica com alunos da primeira etapa do ensino fundamental. Ciências & Educação, v. 26, p. e20054, 2020.

Published

2024-07-11

How to Cite

da Silva Triani, F., & de Oliveira Magalhães Júnior, C. A. (2024). Impactos de uma intervenção pedagógica na transformação das representações sociais de estudantes de educação física sobre práticas sustentáveis. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 226–243. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7420