O estágio supervisionado como práxis na educação profissional técnica de nível médio:
uma proposta de aplicação da metodologia da problematização
Visualizações: 0DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.8444Keywords:
estágio supervisionado, educação profissional técnica de nível médio, metodologia da problematização, aprendizagem crítico-reflexivaAbstract
Este artigo tem como objetivo discutir o estágio supervisionado na educação profissional técnica de nível médio
(EPTNM) e apresentar a Metodologia da Problematização como estratégia pedagógica capaz de promover a
formação crítico-reflexiva dos estudantes. Partindo de uma perspectiva crítico-dialética, o artigo analisa as
contradições e os desafios do estágio supervisionado como um espaço de reprodução e de resistência às relações de
trabalho no capitalismo. Em seguida, descreve a Metodologia da Problematização, seus fundamentos e sua
aplicação com os estudantes do curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia Baiano (IFBAIANO), Campus Santa Inês, durante o segundo semestre de 2023. E por fim, apresenta os
resultados obtidos pelo teste realizado, que sinalizaram a pertinência e a relevância quanto ao uso dessa abordagem
pedagógica para a aprendizagem crítico-reflexiva no âmbito do estágio supervisionado.
References
COLOMBO, A. A.; BERBEL, N. A. N. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. In: Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3733/2999. Acesso em: 20/06/2021
BERNARDO, I. Educational Design Research. (p.65-79) In: António Moreira, Patrícia Sá e António Pedro Costa (Orgs.) Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: métodos (Vol. 1). UA Editora Universidade de Aveiro Serviços de Documentação, Informação Documental e Museologia 1ª edição - março 2021. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/30770/1/Metodologias%20investigacao_Vol1_Digital.pdf. Acesso em: 02/01/2023
FREIRE, P. Educação e mudança. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002
GADOTTI, M. Pedagogia da Práxis. 2ª ed., São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 1998.
HILLESHEIM, J. (2016). Estágio profissional e precarização do trabalho. Temporalis, 16 (32), 159–181. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/download/14174/pdf/41620. Acesso em: 27/12/2023.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos).
RAYS, O. A. A relação teoria-prática na didática escolar crítica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Didática: o ensino e suas relações. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012, p. 33-52.
SOUZA, J. S. Mediação entre a escola e o novo mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v.16 n.1, p.123 -140, jan./abr., 2018. Disponível em: https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/949. Acesso em: 14/06/2021.
TONET, I. Educação contra o capital. 3ª ed. Revista: Instituto Lukács, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.