Abordagem relacional entre família e escola inclusiva sob as perspectivas de professores

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Autores/as

  • Aline Maira da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Leonardo Santos Amâncio Cabral Universidade Federal da Grande Dourados
  • Morgana de Fátima Agostini Martins

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1065

Palabras clave:

Inclusão Escolar. Parceria Colaborativa. Relação família-escola

Resumen

O presente artigo aborda a relação entre a família de alunos que compõem o público-alvo da Educação Especial e a escola. Com vistas a contribuir com as discussões sobre a temática, foi realizado um levantamento por meio da aplicação de questionário junto a 19 professoras de oito escolas municipais de Dourados/MS. No que tange à relação entre escola e família do aluno com deficiência, os resultados indicaram haver atividades de parceria entre seus atores, com participação, diálogo, respeito, execução de orientações, acompanhamento das atividades e valorização da socialização e aprendizagem desses alunos. Os dados sugerem, contudo, a necessidade de se fomentar o estabelecimento de uma relação mais efetiva e colaborativa entre os profissionais da escola e os membros familiares, de modo a possibilitar uma compreensão holística das necessidades, interesses e potencialidades dos alunos com deficiência e, concomitantemente, possibilitar aos familiares o acesso a informações sobre seus direitos, responsabilidades e recursos. 

 

Biografía del autor/a

Leonardo Santos Amâncio Cabral, Universidade Federal da Grande Dourados

Faculdade de Educação - Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD)

 

Publicado

2016-06-01

Cómo citar

Silva, A. M. da, Cabral, L. S. A., & Martins, M. de F. A. (2016). Abordagem relacional entre família e escola inclusiva sob as perspectivas de professores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 191–205. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1065