Avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva dos alunos

Visualizações: 1091

Autores/as

  • Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Marli Teresinha Quartieri UNIVATES
  • Susana Paula Graça Carreira Universidade do Algarve
  • Nélia Maria Pontes Amado Universidade do Algarve
  • Maria Madalena Dullius UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1153

Palabras clave:

Avaliação. Aluno. Sentimento. Aprendizagem

Resumen

O presente estudo buscou aprofundar os conhecimentos sobre avaliação da aprendizagem e conhecer as percepções dos alunos sobre este processo. Procurou-se identificar e analisar as possíveis relações entre as práticas de avaliação e os seus efeitos na vida escolar dos alunos, e também refletir sobre os diversos instrumentos avaliativos que possibilitam efetividade nos processos de ensino e de aprendizagem. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário impresso com a pergunta: “Quando ouve falar de avaliação, qual a primeira ideia que te vem á cabeça?”. Foram abordados alunos de três turmas da mesma série de diferentes Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, nas aulas de Matemática. As respostas dos alunos demonstraram uma variedade de sentimentos/posturas e possibilitou a análise dos dados por meio da criação de seis categorias: Sentimentos; Preocupação com a recuperação; Dificuldade em calcular; Cobrança dos pais; Esquecimento e distração; Avaliação da aprendizagem.

Publicado

2016-09-29

Cómo citar

Gutiérrez de Alcântara, L. A., Quartieri, M. T., Graça Carreira, S. P., Pontes Amado, N. M., & Dullius, M. M. (2016). Avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva dos alunos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(20), 07–21. https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1153