Leitura e seus suportes: papel e digital
Visualizações: 1729DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1234Palabras clave:
Leitura. Suporte digital. Suporte papel.Resumen
Pesquisas pioneiras (Mangen; Walgermo; Brønnick, 2012) têm destacado o modo de ler textos curtos ou livros inteiros em dois suportes: digital e papel. Há uma suposição de que os jovens tendem a preferir a leitura digital ao suporte papel, porém pode não ser uma verdade absoluta, conforme atestam outras pesquisas (PewResearch Center, 2014). Com base em dados desses estudos, bem como na aplicação de testes em alunos do ensino médio, o presente trabalho parte do pressuposto de que o nível de percepção dos leitores pode ser relativamente diferente conforme o suporte utilizado. Para tanto, utilizamos como metodologia a aplicação de um teste de leitura em vinte e nove alunos, que leram textos curtos, com um ou dois parágrafos, em um suporte digital, tablet, e responderam a questões de compreensão sobre tais textos; repetindo o procedimento com outros textos em suporte papel. A hipótese era de que os alunos apresentassem modos diferentes de compreensão textual de acordo com o suporte utilizado. A análise dos dados coletados revelou um resultado sutilmente superior na compreensão dos textos impressos, porém insuficiente para ser generalizado como resultado conclusivo, não deixando, entretanto, de apontar caminhos significativos para a compreensão das práticas leitoras na escola.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.