Um olhar sobre uma proposta de formação inicial de professores voltada para as estratégias de leitura
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https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1235Palabras clave:
Estratégias de leitura. Formação inicial de professores. Saberes docentes.Resumen
Este artigo surge no escopo do debate acerca da formação de professores comprometidos com a habilidade de leitura dos seus alunos. Tem como propósito apresentar e analisar uma proposta desenvolvida num programa de formação inicial de professores de Língua Portuguesa, a qual contemplou o ensino da compreensão leitora. Este trabalho está ancorado nos estudos de Solé (1998) e Kato (1985), que tratam das estratégias de leitura, e em Nóvoa (2009), Pimenta (2005), Tardif (2012), Borges (2011), entre outros, que abordam aspectos acerca da formação de professores. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, averiguou-se que a proposta desenvolvida trouxe contribuições significativas para a composição de saberes disciplinares dos futuros docentes de linguagem. As reflexões decorrentes da proposta confirmam a hipótese de que a melhora na qualidade da formação dos alunos no que diz respeito à leitura está atrelada à qualificação da formação dos professores de Língua Portuguesa. Além disso, entende-se que preparar os futuros professores a desenvolver nos seus alunos as estratégias de leitura pode ser o caminho para melhorar o desempenho dos alunos brasileiros em avaliações de leitura.
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