Didática de matemática: seus pressupostos de ordem epistemológica, metodológica e cognitiva

Visualizações: 2219

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1259

Palabras clave:

Didática da Matemática. Epistemologia. Metodologia. Ensino.

Resumen

Este artigo consubstancia uma pesquisa bibliográfica centrada num interesse científico do entendimento acerca dos principais e mais representativos pressupostos de ordem epistemológica, metodológica e cognitiva atinentes ao campo de estudos nominado por Didática da Matemática, relativamente à vertente francesa. Assim, com amparo numa contextualização histórica preliminar, o trabalho demarca elementos representativos que concorreram para a sistematização e acumulação de saberes científicos oriundos e teorizados a partir das interações do trinômio professor – estudante – saber matemático. Outrossim, o trabalho propugna uma série de considerações que detém o potencial de repercutir e afetar uma perspectiva distinguida para o ensino de Matemática que, de modo canônico, costuma envidar esforços apenas de modo restritivo, num componente formal e estruturalista da Matemática no locus escolar e acadêmico

Biografía del autor/a

Francisco Regis Vieira Alves, ifce

dep matematica

Publicado

2016-12-21

Cómo citar

Alves, F. R. V. (2016). Didática de matemática: seus pressupostos de ordem epistemológica, metodológica e cognitiva. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(21), 131–150. https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1259