Língua portuguesa em um contexto multilíngue: desafios para o seu ensino
Visualizações: 733DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1279Palabras clave:
Interação. Língua Portuguesa. Timor-Leste.Resumen
Este trabalho teve por objetivo investigar os principais desafios para a interação durante o ensino de língua portuguesa em Timor-Leste, enfrentados por professores brasileiros, e investigar as formas encontradas por esses docentes para auxiliar seus alunos durante a aprendizagem. Para o estudo, foram consideradas as particularidades do contexto histórico timorense (ALMEIDA, 2011), as peculiaridades do ensino de língua portuguesa em Timor (BRITO, 2010) e a importância da interação durante o processo de ensino-aprendizagem de uma língua (VYGOTSKY, 1998). Participaram da pesquisa quatro professores que, pela primeira vez, estavam atuando no país em cursos de nível básico de língua portuguesa. Através das entrevistas realizadas, foi possível perceber que os desafios superavam as questões sobre a forma de ensino e o conteúdo, abrangendo discussões sobre por que aprender a língua no país, como despertar o interesse e como garantir o envolvimento dos(as) alunos(as) nos cursos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.