Corporeidade e motricidade como tema no processo de formação em pedagogia
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https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1448Palabras clave:
Pedagogia. Desenvolvimento motor. Educação infantil. Corporeidade.Resumen
O profissional pedagogo é um dos responsáveis pela orientação e estimulação do desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivos, físicos e afetivo social durante o ensino infantil. A formação em Pedagogia deve contemplar o embasamento teórico e prático sobre motricidade bem como a abordagem da cultura corporal, para que os futuros docentes que atuarem no ensino infantil fundamentem as atividades didático-pedagógicas de acordo com as características de cada criança. O estudo tem por objetivo analisar como o tema corporeidade é abordado no processo de formação em pedagogia correlacionando com as prerrogativas das Diretrizes Curriculares Nacionais em Pedagogia e documentos oficiais relacionados ao currículo da Educação Infantil. Trata-se de um estudo exploratório, utilizando análise documental e revisão bibliográfica com abordagem predominantemente qualitativa. Ainda discutido de maneira incipiente e com pouca especificidade na literatura, o tema da corporeidade e da motricidade na escola aborda importantes questões a serem discutidas em relação a formação em Pedagogia e sua consequente atuação junto as crianças da Educação Infantil.
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