O fortalecimento da identidade negra na educação superior: entre a negação e o reconhecimento

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Autores/as

  • Eugenia Portela de Siqueira Marques UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
  • Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro GEPRAFE/UFGD.

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.1993

Palabras clave:

Identidade negra. Educação superior, . Movimento Negro

Resumen

O objetivo desse artigo é discutir as possibilidades de os acadêmicos negros, ingressantes pelas cotas raciais nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal da Grande Dourados, fortalecerem a identidade, considerando-se que o espaço acadêmico e a cultura universitária estão marcados pelo eurocentrismo, pelos estereótipos e pelo preconceito. Delimitou-se como questão norteadora: em que medida o acesso e a permanência na educação superior poderão fortalecer a identidade dos sujeitos negros ingressantes pelas cotas raciais na Universidade Federal da Grande Dourados? Trata-se de resultados de pesquisa realizada no âmbito do Mestrado em Educação. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Foram utilizados como instrumentos o questionário on-line e a entrevista estruturada. Foram entrevistados seis acadêmicos negros cotistas de diferentes cursos ingressantes no período de 2013 a 2016. Para a contextualização histórica, apresentamos discussões sobre a importância do Movimento Negro, a implantação das ações afirmativas as possibilidades de fortalecimento da identidade negra. Os resultados mostraram que todas as situações de discriminação e preconceito que estão presentes na sociedade brasileira, constantemente denunciadas pelo Movimento Negro, estão presentes no espaço acadêmico de forma direta ou indireta.

Biografía del autor/a

Eugenia Portela de Siqueira Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

DOUTORA EM EDUCAÇÃO -UFSCAR

DOCENTE DO PPGEDU DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PESQUISADORA DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL , CURRÍCULO E POLÍTICA AFIRMATIVA.

Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro, GEPRAFE/UFGD.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD.  Professora formadora da Coordenadoria Regional de Educação / Gestão Tecnológica de Naviraí – CRE 8. Membro do Grupo de Pesquisa GEPRAFE/UFGD. 

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Publicado

2017-09-20

Cómo citar

Marques, E. P. de S., & Santos Ribeiro, M. A. P. dos. (2017). O fortalecimento da identidade negra na educação superior: entre a negação e o reconhecimento. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(23), 53–73. https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.1993

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