Um estudo sobre escolas com pedagogias diferenciadas: a pedagogia Waldorf, a pedagogia Montessori e a escola da ponte em foco

Visualizações: 1941

Autores/as

  • Fernanda Luiza Faria Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ivoni Freitas-Reis Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.2009

Resumen

O presente estudo discorre sobre três pedagogias que apresentam projetos de ensino diferentes ao padrão escolar: Pedagogia Waldorf, Pedagogia Montessori e o projeto Fazer a Ponte. Alicerçados no referencial teórico da pedagogia diferenciada e concomitantemente, com uma educação que promova uma cultura científica básica a seus estudantes, este estudo de caráter teórico se faz sob o contexto do ensino de química estabelecido nestas instituições. Como base para essa abordagem tem-se uma pesquisa documental em sites de escolas que seguem as pedagogias investigadas, livros e artigos que discutem sobre as mesmas, bem como observação de três escolas - uma que segue a Pedagogia Waldorf, uma que segue a Pedagogia Montessori, ambas no Brasil, e ainda a observação na Escola da Ponte, localizada em Portugal. Este trabalho tornou-se significativo, na medida que trouxe discussões sobre temáticas ainda pouco familiares ao contexto das pesquisas educacionais e do próprio cotidiano dos professores em geral. Ademais abordou inspirações e discussões que possibilitaram uma reflexão acerca do ensino que se constitui atualmente nas escolas e como algumas mudanças de ideais, organizacionais e comportamentais podem modificar um espaço escolar.

Citas

ALVES, M. J. P. B. Uma experiência Física de um estudo emocional no ensino regular. Dissertação via ensino: artes visuais. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 2011.

BENEVIDES, C.; RIBEIRO, M. Todos juntos e misturados na escola. O Globo Educação. 2012. Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/todos-juntos-misturados- na-escola-3677448. Acessado em setembro de 2015.

BOGARIM, M. C. S. P. B. A qualidade da educação infantil no contexto da pedagogia Waldorf: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n°9.394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF. 2ª versão, 2016.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; PESSOA DE CARVALHO, A. M.; PRAIA, J.; VILCHES, A. (orgs). A Necessária renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

CANÁRIO, R.; MATOS, F.; TRINDADE, R. (orgs). Escola da Ponte: defender a escola pública. Portugal: Profedições, 2004.

CAVALHEIRO, C. B.; TEIVE, G. M. G. Movimento Escolanovista: três olhares. XVI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, Paraná, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifica Universidade Católica do Paraná, 2013, p. 21775-21787.

ESCOLA DA PONTE. Disponível em: http:// www.escoladaponte.pt. Acessado em Janeiro de 2015.

FERRARI, M. Maria Montessori: a médica que valorizou o aluno. Revista Nova Escola, 2014. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/medica-valorizou-aluno-423141.shtml.

GRIMES, K. J.; STEVENS, D. D. Glass, bug, mud. Phi Delta Kappan, v. 90, n. 9, p. 677–680, 2009.

HENRIQUES, R. F. S. Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo: Estratégias de diferenciação pedagógica nos primeiros anos de vida. Dissertação - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Escola superior de educação e ciências sociais, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, 2016.

LANZ, R. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Antroposófica, 2003.

LIMA, E. Maria Montessori: conhecendo fundamentos, derrubando mitos. Revista Direcional Escolas, ano 3, edição 27, 2007.

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Situação de estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em ciências. In MORAES, R. & MANCUSO, R. (Org.). Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Editora Unijuí, 2004, p. 43-64.

MILLAR, R. Um currículo de Ciências voltado para a compreensão por todos. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 2, p. 73-91, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172003000200146&script=sci_abstract&tlng=pt

MONTESSORI, M. Para educar o potencial humano. Tradução: Miriam Santini. São Paulo: Editora Papirus, 2003.

MORGAN, H. (2014). Maximizing Student Success with Differentiated Learning. The Clearing House, v.87, p. 34–38, 2014.

PACHECO, J. Escola da Ponte: Formação e Transformação da Educação. 5ª edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RÖHRS, H. Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, Coleção Educadores, 2000.

SANTOS, E. C. Formação de professores no contexto das propostas pedagógicas de Rudolf Steiner Pedagogia Waldorf, Maria Montessori e experiência da Escola da Ponte. Tese - Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015.

SANTOS, L. Diferenciação pedagógica: um desafio a enfrentar. Noesis. v. 79, p. 52-57, 2009. Disponível em: http://area.fc.ul.pt/en/artigos%20publicados%20nacionais/Diferenciacao%20Pedagogica%20Noesis.pdf.

SENA, R. M. Construindo sentidos sobre o ensino de ciências no contexto da pedagogia waldorf. Dissertação - Mestrado em Educação Ciêntífica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

TAVARES, C. S. Uma abordagem sobre o papel do professor na educação Montessori e na tradicional. Pós-Graduação Lato Sensu, Projeto a vez do mestre, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2006.

TOMLINSON, C. A.; ALLAN, S. D. Liderar projetos de diferenciação pedagógica. Porto: Asa Editores, 2002.

Publicado

2017-09-20

Cómo citar

Faria, F. L., & Freitas-Reis, I. (2017). Um estudo sobre escolas com pedagogias diferenciadas: a pedagogia Waldorf, a pedagogia Montessori e a escola da ponte em foco. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(23), 160–181. https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.2009