Tendências e práticas de aproximação entre os textos literários e o ensino de ciências
Visualizações: 823DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.2056Palabras clave:
Ensino de Ciências. Literatura. Biblioteca escolar. Ensino fundamental.Resumen
Considerando a importância do hábito da leitura como prática social que possibilite a articulação da literatura aos conteúdos científicos para auxiliar os professores de ciências no processo de ensino-aprendizagem e motivar os alunos a aprender, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de investigar o que tem sido produzido acerca da relação ensino de ciências e literatura trabalhada no ensino fundamental dentro do espaço escolar. Para tanto, realizou-se um estudo bibliométrico exploratório e descritivo em 05 (cinco) bases de dados, cuja busca foi feita pelos termos literatura, ensino de ciências, alfabetização e educação científica, que levaram a uma seleção final de 20 trabalhos analisados na íntegra. Os resultados mostraram que, embora a inclusão de textos literários em sala de aula promovem o diálogo produtivo para o processo de ensino-aprendizagem de ciências, é uma temática que merece ser mais explorada, tanto nas pesquisas de revisão da literatura, como também de experiências práticas, o que permite concluir que, no que tange à relação biblioteca e ensino de ciências, se trata de um assunto muito pouco explorado, quase inédito, pois, não foi recuperado na busca nenhum artigo que tratasse dessa relação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.