Tendências e práticas de aproximação entre os textos literários e o ensino de ciências

Visualizações: 802

Autores/as

  • Sabrine Lino Pinto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sônia Cristina Vermelho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.2056

Palabras clave:

Ensino de Ciências. Literatura. Biblioteca escolar. Ensino fundamental.

Resumen

Considerando a importância do hábito da leitura como prática social que possibilite a articulação da literatura aos conteúdos científicos para auxiliar os professores de ciências no processo de ensino-aprendizagem e motivar os alunos a aprender, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de investigar o que tem sido produzido acerca da relação ensino de ciências e literatura trabalhada no ensino fundamental dentro do espaço escolar. Para tanto, realizou-se um estudo bibliométrico exploratório e descritivo em 05 (cinco) bases de dados, cuja busca foi feita pelos termos literatura, ensino de ciências, alfabetização e educação científica, que levaram a uma seleção final de 20 trabalhos analisados na íntegra. Os resultados mostraram que, embora a inclusão de textos literários em sala de aula promovem o diálogo produtivo para o processo de ensino-aprendizagem de ciências, é uma temática que merece ser mais explorada, tanto nas pesquisas de revisão da literatura, como também de experiências práticas, o que permite concluir que, no que tange à relação biblioteca e ensino de ciências, se trata de um assunto muito pouco explorado, quase inédito, pois, não foi recuperado na busca nenhum artigo que tratasse dessa relação.

 

Biografía del autor/a

Sabrine Lino Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde do Programa de Pós-graduação do NUTES-UFRJ. Mestra em Educação em Ciências e Matemática do Programa EDUCIMAT do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2014). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e é pós graduada com especialização em Biblioteca Escolar pelo CESAT. Atualmente é bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. 

Sônia Cristina Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Positivo (1993), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Fez Pós-Doutorado no INESC/Universidade do Porto, Portugal no Laboratório de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde vinculado ao Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde - NUTES, no Laboratório de Linguagens e Mediações. Tem experiência na área de Educação superior e pós-graduação. As áreas de interesse de pesquisa: Mídia-Educação, Educação em Ciências e Saúde na formação para emancipação e autonomia, juventude e cidadania cultural, produção cultural e a formação do sujeito na contemporaneidade, pesquisa-formação, pesquisa participante, Teoria crítica.

 

Publicado

2018-02-05

Cómo citar

Pinto, S. L., & Vermelho, S. C. (2018). Tendências e práticas de aproximação entre os textos literários e o ensino de ciências. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 8(24), 119–146. https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.2056