O ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar a partir dos docentes de uma escola da baixada fluminense do Rio de Janeiro
Visualizações: 1046DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.2123Palabras clave:
Prática docente. Ensino fundamental. Ensino de Ciências Naturais.Resumen
O ensino de Ciências Naturais é desvalorizado no ensino fundamental na medida em que passa a ser preconizado pelos próprios sistemas de ensino a partir da construção dos conteúdos mínimos e do tempo destinado para se trabalhar a disciplina em sala de aula. A fim de investigarmos esse pressuposto, apresentamos neste artigo um estudo sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com 18 professoras em uma escola municipal na região da Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Constatou-se que os conteúdos são trabalhados a partir do livro didático pelas professoras, que, por sua vez, apresentam dificuldade em desenvolver atividades prático-experimentais, consideradas essenciais no ensino de Ciências Naturais. Dessa forma, é responsabilidade da secretaria de educação reavaliar o ensino de Ciências Naturais, se debruçando sobre a formação dos professores para trabalharem essa disciplina com a implantação de programas de formação continuada em serviço e melhoria das condições de trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.