O dispositivo da sexualidade no uso da literatura escolar

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Autores/as

  • Andréa Costa da Silva Universidade da Força Aérea
  • Vera Helena Ferraz de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2464

Palabras clave:

Literatura escolar. Discurso. Sexualidade. Gênero. Dispositivo.

Resumen

Neste artigo apresentamos um estudo baseado em pressupostos foucaultianos, centrado na análise de discursos de uma professora e de seus alunos sobre o uso de livros paradidáticos para a abordagem de questões de sexualidade em sala de aula, trazendo à baila aspectos sobre a preocupação tão atual sobre a sexualidade de jovens e crianças na escola. Levamos em consideração principalmente o conceito de “dispositivo da sexualidade”, em que o tripé ensino, literatura e sexualidade é enfocado. Acionamos conceitos das fases genealógica e ética da teoria foucaultiana e alguns pressupostos da história cultural para investigar os discursos que circulam na escola, mediados pela literatura, buscando compreender como o dispositivo da sexualidade mobiliza discursos e práticas quando o assunto é discutido. Na análise da trama discursiva produzida pelos/as participantes, notamos o privilégio conferido às práticas de si, em que se tornam preponderantes formas de auto reflexividade inscritas nos aparatos do dispositivo da sexualidade.

Biografía del autor/a

Andréa Costa da Silva, Universidade da Força Aérea

Doutora e Mestre em Educação em Ciências e Saúde, pelo Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES / UFRJ), com especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE e graduação em Direito pela Universidade Gama Filho. Atua como professora regente no magistério público desde 1985, a partir de 1996 no magistério público federal. Foi Editora Assistente da Revista da UNIFA, entre 2010 a 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos e pesquisas nos seguintes temas: Educação em Saúde; Estudos Culturais e Educação; Gênero e Sexualidade ; Literatura e Educação.

Vera Helena Ferraz de Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia - University of Texas at Austin (1974), mestrado em Tecnologia Educacional pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1978) e doutorado em Educação - Columbia University (1986). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ. Foi diretora do NUTES e coordenou o Programa de pós graduação Educação em Ciências e Saúde/NUTES/UFRJ, sendo atualmente docente nesse programa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos deslocamentos sócio culturais introduzidos na contemporaneidade, principalmente através da mídia, atuando nos seguintes temas: políticas de identidade e formação profissional; educação em saúde; relações de gênero, raça/etnia e educação; mídia e educação.

Publicado

2018-08-02

Cómo citar

da Silva, A. C., & de Siqueira, V. H. F. (2018). O dispositivo da sexualidade no uso da literatura escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 88–109. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2464