O dispositivo da sexualidade no uso da literatura escolar
Visualizações: 628DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2464Palabras clave:
Literatura escolar. Discurso. Sexualidade. Gênero. Dispositivo.Resumen
Neste artigo apresentamos um estudo baseado em pressupostos foucaultianos, centrado na análise de discursos de uma professora e de seus alunos sobre o uso de livros paradidáticos para a abordagem de questões de sexualidade em sala de aula, trazendo à baila aspectos sobre a preocupação tão atual sobre a sexualidade de jovens e crianças na escola. Levamos em consideração principalmente o conceito de “dispositivo da sexualidade”, em que o tripé ensino, literatura e sexualidade é enfocado. Acionamos conceitos das fases genealógica e ética da teoria foucaultiana e alguns pressupostos da história cultural para investigar os discursos que circulam na escola, mediados pela literatura, buscando compreender como o dispositivo da sexualidade mobiliza discursos e práticas quando o assunto é discutido. Na análise da trama discursiva produzida pelos/as participantes, notamos o privilégio conferido às práticas de si, em que se tornam preponderantes formas de auto reflexividade inscritas nos aparatos do dispositivo da sexualidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.