A construção do discurso: linguagem e violência no contexto escolar

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Autores/as

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo / UPF
  • Valdocir Antonio Esquinsani Universidade de Passo Fundo/UPF

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2468

Palabras clave:

Discurso, violência, gestão escolar

Resumen

O estudo em tela parte de uma pesquisa empírica documental, validada por uma revisão bibliográfica temática, com o objetivo de problematizar os discursos pronunciados por gestores escolares diante de episódios de conflito e violência no cotidiano escolar.  Para tanto, foca a análise na construção dos argumentos e nas faces da prática escolar que o discurso revela.  Para dar conta desta problematização, o texto ampara-se em uma pesquisa empírica que examinou 40 reportagens sobre episódios de violência na escola, veiculadas em jornais nacionais ao longo do ano de 2017, utilizando como suporte a Análise do Discurso de corrente materialista ou da linha francesa.  Avalia, conclusivamente, que há aspectos de palpável violência nos excertos veiculados pelas reportagens analisadas. Todavia, os discursos pronunciados sobre estes episódios indicam a leitura interna que as gestões escolares fazem sobre essa violência, incluindo o espaço e a relevância que a mesma ocupa na prática escolar, bem como o significado que os gestores lhe atribuem.

Biografía del autor/a

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo / UPF. Pesquisaora Pq/CNPq.

Valdocir Antonio Esquinsani, Universidade de Passo Fundo/UPF

Pesquisador e professor da Universidade de Passo Fundo / UPF.

A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO: LINGUAGEM E VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Publicado

2018-08-02

Cómo citar

Esquinsani, R. S. S., & Esquinsani, V. A. (2018). A construção do discurso: linguagem e violência no contexto escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(25), 24–42. https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2468