CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE SERRA DO RAMALHO, BAHIA
Visualizações: 783DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i28.2933Palabras clave:
Alfabetização, Letramento, Professores, Educação no/do CampoResumen
Este trabalho apresenta como objetivo analisar as concepções de letramento dos professores alfabetizadores e suas interlocuções com o percurso formativo e a inserção nas escolas do campo. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista. Os principais autores que subsidiaram esse estudo foram Arroyo (2008), Caldart (2008), Soares (2009) e Street (2014). O letramento como prática social aparece como valorização da participação dos sujeitos, propondo um contexto mais amplo, de envolvimento em práticas sociais de leitura e de escrita. Nesse sentido, o estudo mostrou que nas concepções de letramento dos professores, ainda predominam uma educação fragilizada, que não problematiza a forma de vida e o enfrentamento das problemáticas que permeiam o campo, não consegue firmar uma identidade própria e valorizar a cultura dos sujeitos do campo e, termina por reproduzir um ensino excludente e seletivo, enfim, um currículo urbano no campo.
Citas
ALMEIDE, Elvina Perpétua Ramos. Linguagem e identidade etnicorracial no Quilombo de Araçá-Cariacá. Dissertação (Mestrado em Letra e Linguística) - Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia. Salvador, p. 161.2010.
ARROYO, Miguel G.. Formação de educadores do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. 3. ed. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.
______. Formação de educadores do campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos Santos. Educação do Campo: campo - políticas públicas - educação. Brasília: Incra; MDA, 2008.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. 3. ed. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.
______. Sobre educação do campo. In:SANTOS, Clarice Aparecida dos Santos. Educação do Campo: campo - políticas públicas - educação. Brasília: Incra; MDA, 2008.
______. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna. JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo (Org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2004.
FERREIRO, E. Cultura escrita e educação. Porto Alegre: Artemed, 2001.
______. Reflexões sobre alfabetização. 24. ed. atualizada. São Paulo: Cortez, 1999.
______;TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
FOERSTE, Erineu; SCHUTZ-FOERSTE, Gerda Margit. Parceria na formação de professores do campo: uma avaliação do programa de educação do campo da Universidade Federal do Espirito Santo. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; MARTINS, Aracy Alves. Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. 2 ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2012.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. 3.ed. São Paulo: Moraes, 1980.
______. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 42. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
KLEIMAN, A. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
LEITE, Sérgio Celani. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez,
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
_______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. 15 Ano XVIII, nº 162, p. 30, maio 2003.
STREET, Brian. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais com base para uma comparação com o Brasil. V. Cad. Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan.-abr. 2013.
______. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.