Acesso à educação infantil e critérios de vagas da política municipal de Naviraí, Mato Grosso Do Sul
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https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3596Palabras clave:
Educação Infantil. Critérios de Vagas. Políticas Públicas.Resumen
Fruto de uma pesquisa vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Câmpus Naviraí, o objetivo do artigo consiste em compreender a relação entre as políticas públicas propostas para a Educação Infantil e o discurso presente no critério para ingresso nesse espaço na rede municipal de educação local. Questionários semiestruturados foram aplicados aos gestores das instituições de atendimento à infância, escolas de Ensino Fundamental que ofertam pré-escola e uma entrevista foi realizada com a Coordenadora de Área da Gerência de Educação (GEMED). Da análise dos dados, foi possível afirmar que: 1) o número de crianças que, atualmente, necessitam ter acesso à Educação Infantil em Naviraí/MS é significativo; 2) diante disso, os Cieis se baseiam em lista de espera para atender a demanda; 3) quando a situação é emergencial um critério mais frequente é dar preferência para a criança cuja mãe é trabalhadora, dado que reforça a visão assistencialista.
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