Aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3699

Palabras clave:

Ensino Técnico, Trajetórias de Aprendizagem da Docência, Formação Docente, Desenvolvimento Profissional de Docentes, Docência.

Resumen

O artigo discute as trajetórias de aprendizagem da docência no Ensino Técnico no nível médio. Foram colhidas entrevistas individuais de professores para a realização deste estudo descritivo-analítico de natureza qualitativa. O debate acerca da formação docente tem como referências teóricas os trabalhos de Zabalza (2009) sobre a questão da docência como estado da arte ou ciência, de Huberman (1992) a respeito da evolução profissional do docente como um processo contínuo e de Shulman (2005) sobre os saberes e conhecimentos necessários ao exercício da docência. O aprendizado da teoria associado à prática e a articulação entre instituição, professor e aluno se mostraram como importantes características do universo do Ensino Técnico.

Biografía del autor/a

Darlan Oliveira Rocha, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC São Paulo

Diretor Escolar da unidade do Senac São Paulo de Itaquera (São Paulo/ SP), integrou o Programa de Movimentação Gerencial da instituição tendo atuado também como Técnico de Desenvolvimento Profissional no Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro a frente da Coordenação das Pós-graduações Lato Sensu e professor titular da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), Fundação Educacional de Votuporanga (UNIFEV) e Universidade Estácio de Sá (UNESA). Foi supervisor da área de recursos humanos e qualidade do Grupo Hoken, eleito por três anos consecutivos (2004, 2005 e 2006) como uma das 150 Melhores Empresas Para Se Trabalhar e uma das 50 Melhores Para a Mulher Trabalhar, segundo pesquisas das revistas Exame-Você S/A. Doutorando e Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie), Especialista (Lato Sensu) em Gestão Avançada de Recursos Humanos(INPG), Lead Auditor pela Stat-A-Matrix Institute (EUA) e Bacharel em Direito (Unifev).

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Publicado

2019-10-15

Cómo citar

Rocha, D. O. (2019). Aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 307–341. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3699