Aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
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https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3699Palabras clave:
Ensino Técnico, Trajetórias de Aprendizagem da Docência, Formação Docente, Desenvolvimento Profissional de Docentes, Docência.Resumen
O artigo discute as trajetórias de aprendizagem da docência no Ensino Técnico no nível médio. Foram colhidas entrevistas individuais de professores para a realização deste estudo descritivo-analítico de natureza qualitativa. O debate acerca da formação docente tem como referências teóricas os trabalhos de Zabalza (2009) sobre a questão da docência como estado da arte ou ciência, de Huberman (1992) a respeito da evolução profissional do docente como um processo contínuo e de Shulman (2005) sobre os saberes e conhecimentos necessários ao exercício da docência. O aprendizado da teoria associado à prática e a articulação entre instituição, professor e aluno se mostraram como importantes características do universo do Ensino Técnico.
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