Migração diária e estratégias de aculturação de estudantes paraguaios

Visualizações: 1135

Autores/as

  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3790

Palabras clave:

Aculturação. Escolas de fronteira. Estudantes paraguaios. Migração diária.

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir sobre a migração diária e estratégias de aculturação de estudantes paraguaios e de descendência paraguaia, que frequentavam escolas públicas, localizadas no município de Ponta Porã, no Brasil. Para isso, problematizou a imigração e os desafios do contexto de educação, discutiu-se a migração diária e a aculturação de estudantes paraguaios em escolas brasileiras de fronteira. Os achados apontam que estudantes paraguaios em contato com a cultura brasileira adotam estratégias de aculturação e tendem a ser assimilados ou integrados, mas também acontecem a adoção das estratégias de aculturação separação e marginalização. E que existe a amizade intercultural entre estudantes brasileiros e paraguaios em escolas de fronteira seca. Observou-se que a amizade intercultural entre estudantes brasileiros e paraguaios em escola de fronteira seca envolve um completo intercâmbio cultural, haja vista que ser amigo implica o princípio de reciprocidade na relação. Assim, a pesquisa sinaliza que existe amizade intercultural entre estudantes brasileiros e paraguaios em escolas de fronteira seca. A adoção da estratégia de aculturação integração pressupõe o reconhecimento da reciprocidade das influências que os grupos culturais têm entre si no decorrer do aculturamento.

Biografía del autor/a

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestra em Psicologia  pela Universidade Católica de Brasília.  

É  professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e compõe o quadro de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS, na linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças.

Citas

ALBUQUERQUE, José Lindomar Coelho. A dinâmica das fronteiras: deslocamento e circulação dos brasiguaios entre os limites nacionais. Horizontes Antropológicos, 15(31), 137-166, 2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ha/v15n31/a06v1531.pdf

ANGELINI, Arrigo Leonardo. Psicologia intercultural e psicologia educacional: uma contribuição histórica. Boletim – Academia Paulista de Psicologia, 27(2), 39-46, 2007. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2007000200006&lng=pt&nrm=iso

BARRY, Declan T.. Development of a new scale for measuring acculturation: the East Asian Acculturation Measure (EAAM). Journal of Immigrant Health, 3(4), 2001. Disponível em http://www.psychwiki.com/dms/other/labgroup/Measufsdfsdbger345resWeek1/Mario/Barry%202001.pdf

BARTLETT, Lesley; Rodríguez, Diana; Oliveira, Gabrielle. Migração e educação: perspectivas socioculturais. Educação e Pesquisa, 41(n. especial), 1153-1171, 2015. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022015001001153&script=sci_abstract&tlng=pt

BERGER, Isis Ribeiro. Atitudes de professores brasileiros diante da presença do espanhol e do guarani em escolas na fronteira Brasil-Paraguai: elemento à gestão de línguas. Signo y Seña, (28), 169-185, 2015a. Disponível em http://revistas.filo.uba.ar/index.php/sys/article/view/264/232

BERGER, Isis Ribeiro. Experiências e ações de política linguística no âmbito do observatório da educação na fronteira. Revista do GEL, 12(2), 138-163, 2015b. Disponível em https://revistadogel.gel.org.br/rg/article/view/465/438

BERRY, John W.. Acculturation: adaptation or development? Commentaries, 52-55, 1997a. Disponível em http://www.iaccp.org/sites/default/files/schongflug_1997.pdf

BERRY, John W.. Immigration, acculturation, and adaptation. Applied Psychology: an International Review, 46(1), 5-68, 1997b.

BERRY, John W.. Migração, aculturação e adaptação. In: DEBIAGGI, Sylvia Duarte Dantas; PAIVA, Geraldo José de. Psicologia, e/imigração e cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo, pp. 29-46, 2004.

BERRY, John W.. Intercultural relations in plural societies: research derived from multiculturalism policy. Acta de Investigación Psicológica, 3(2), 1122-1135, 2013.

BERRY, John W.; SAFDAR, Saba. Psychology of diversity: managing acculturation and multiculturalism in plural societies. 2007. Disponível em https://atrium2.lib.uoguelph.ca/xmlui/handle/10214/4064

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Portaria no 125, de 21 de março 2014. Estabelece o conceito de cidades-gêmeas nacionais, os critérios adotados para essa definição e lista todas as cidades brasileiras por estado que se enquadram nesta condição, 2014. Disponível em http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=45&data=24/03/2014

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, 2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file

BRASIL; ARGENTINA. Escolas de fronteira. Brasília e Buenos Aires: Ministério da Educação e Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología, 2008. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Escolafronteiras/doc_final.pdf

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas (2. ed., pp. 13-37). Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, 33(118), 235-250, 2012. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

COTINGUIBA, Marília Lima Pimentel; COTINGUIBA, Geraldo Castro. Imigração haitiana para o Brasil: os desafios no caminho da educação escolar. Revista Pedagógi-ca, 17(33), 61-87, 2014. Disponível em http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2843/1647

DALINGHAUS, Ione Vier. Alunos brasiguaios em escola de fronteira Brasil/Paraguai: um estudo linguístico sobre aprendizagem do português em Ponta Porã, MS (Dissertação de Mestrado). Unioeste, Cascavel, 2009. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=140320

DALINGHAUS, Ione Vier. Cultura, hibridismo e ensino-aprendizagem em contexto fronteiriço. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, 13, 1-14, 2013. Disponível em http://www.mackenzie.br/26891.html

DEBIAGGI, Sylvia Duarte Dantas. Introdução. In: In: DEBIAGGI, Sylvia Duarte Dantas; PAIVA, Geraldo José de (orgs.). Psicologia, e/imigração e cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo, pp. 11-28, 2004.

FREITAS, Marcos Cezar de; SILVA, Ana Paula. Crianças bolivianas na educação in-fantil de São Paulo: adaptação, vulnerabilidades e tensões. Cadernos de Pesquisa, 45(157), 680-702, 2015. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/v45n157/1980-5314-cp-45-157-00680.pdf

GARCIA, Agnaldo. Regional migration in Latin America: a review. In: PETERSON, Cory. Latin America: economic, social and political issues of the 21st century, pp. 59-81, 2016. Hauppauge, New York: Nova Science.

GARCIA, Maria; AMORIM, Tiago Scher Soares de. Crise e fluxo migratório: o recen-te deslocamento de venezuelanos ao Brasil (2016-2017) e as formas de proteção jurídi-ca aos migrantes. XVI Congresso Internacional FoMerco, Salvador, 2017. Disponí-vel em http://www.congresso2017.fomerco.com.br/resources/anais/8/1508076681_ARQUIVO_ArtigoVersaoFinal.pdf

JOSGRILBERT, Maria de Fátima Viegas; BOUFLEUR, Emne Mourad. A ação docente na fronteira entre dois países frente a multiculturalidade: diversidade e diferença culturais na perspectiva do processo civilizatório. Anais do XIV Simpósio Internacional Processos Civilizadores: “Civilização, fronteiras e diversidade” e IV Seminário do Grupo de pesquisa “Educação e Processo Civilizados”. Dourados, MS, 2012. Disponível em http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais14/arquivos/textos/Comunicacao_Oral/Trabalhos_Completos/Emne_e_Maria_de_Fatima.pdf

MAGALHÃES, Giovanna Modé; SCHILLING, Flávia. Imigrantes da Bolívia na escola em São Paulo: fronteiras do direito à educação. Pro-Posições, 23(1), 43-63, 2012. Dis-ponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072012000100004

MELO, Sílvia Mara de; STIVANELLO, Adriana; SILVA, Sandra Maria Portilho da; SILVA, Luzia Bernardes da. Relações conflituosas no ensino em região de fronteira. Interletras, 5(23), 2016. Disponível em http://www.unigran.br/interletras/conteudo/artigos/21.pdf

NASCIMENTO, Valdir Aragão do. Fronteiriço, brasileiro, paraguaio ou brasiguaio? Denominações identitárias na fronteira Pedro Juan Caballero (PY) e Ponta Porã (BR). ILHA, 16(1), 105-137, 2014. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2014v16n1p105/28716

NETO, Félix Fernando Monteiro. Estudos de psicologia intercultural: nós e outros. 3. ed., vol. 1, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012a.

NETO, Félix Fernando Monteiro. Estudos de psicologia intercultural: nós e outros. 3. ed., vol. 2, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012b.

NUNES, Flaviana Gasparotti. Projetos de formação escolar para escolas em áreas de fronteira. Revista da ANPEGE, 7(1), 205-216, 2011. Disponível em http://anpege.org.br/revista/ojs-2.4.6/index.php/anpege08/article/view/156

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (Unesco). Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: Unesco, 2016. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002448/244826POR.pdf

PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Educação e fronteira: processos identitários de migrantes de diferentes etnias (Tese de Doutorado). São Paulo: Feusp, 2002.

PEREIRA, Jacira Helena do Valle. A especificidade de formação de professores em Mato Grosso do Sul: limites e desafios no contexto da fronteira internacional. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 15(29), 106-119, 2009a. Disponível em http://www.intermeio.ufms.br/revistas/29/106-119%20-%20v15%20n29.pdf

PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Diversidade cultural nas escolas de fronteiras internacionais: o caso de Mato Grosso do Sul. Revista Múltiplas Leituras, 2(1), 51-63, 2009b. Disponível em https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/view/327/325

SAM, David L.; BERRY, John W.. Acculturation: when individuals and groups of different cultural backgrounds meet. Perspectives on Psychological Science, 5(4), 472-481, 2010. doi: 10.1177/1745691610373075

SIMÕES, Gustavo da Frota et al. Resumo executivo: perfil sociodemográfico e laboral da imigração venezuelana no Brasil. Brasília: Conselho Nacional de Imigração, 2017. Disponível em http://obmigra.mte.gov.br/index.php/publicacoes-obmigra

UNGER, Jennifer B. et al. The AHIMSA Acculturation Scale: a new measure of acculturation for adolescents in a multicultural society. The Journal of Early Adolescence, 22(3), 225-251, 2002. doi: 10.1177/02731602022003001

Publicado

2020-07-17

Cómo citar

Santana, M. L. da S. (2020). Migração diária e estratégias de aculturação de estudantes paraguaios. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 100–124. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3790

Artículos más leídos del mismo autor/a