“Escola sem Partido”: uma análise a partir da Teoria Crítica da Sociedade

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3871

Palabras clave:

Escola sem Partido, Semiformação, Teoria Crítica da Sociedade, Razão instrumental

Resumen

Buscamos neste texto problematizar, em nível conceitual, as propostas do movimento “Escola sem Partido” tendo por referencial de análise a Teoria Crítica da Sociedade, conforme Theodor Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Trazemos inicialmente uma breve caracterização, a partir de pesquisa realizada em sua página na web, buscando apresentar o modus operandi e perscrutar as concepções de formação humana, educação escolar e trabalho docente que o orientam.  Em um segundo momento, nos propomos ao debate crítico acerca de seus pressupostos a partir da mobilização do aparato teórico conceitual da Teoria Crítica da Sociedade, em especial, dos conceitos de razão instrumental, semiformação e linguagem operacional. A análise permite afirmar que, por desconsiderar a constituição de processos reais de dominação, o movimento produz o ofuscamento da compreensão da realidade, e, desse modo, consente com práticas de violência, de intolerância e de preconceito produzindo-se de forma prototípica enquanto semiformação.

Biografía del autor/a

Renata Peres Barbosa, Universidade Federal do Paraná - UFPR Professora adjunta

Professora Adjunta do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista-UNESP (2017) e Mestra em Educação pela UNESP (2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2008). Realizou estágio de doutorado sanduíche no Instituto de Filosofía del Consejo Superior de Investigación Científica?CSIC/Madrid e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É pesquisadora do grupo Teoria Crítica: Filosofia, Educação e Cultura da UNESP. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica e Educação; Teoria do Currículo; Política e Gestão Educacional.

Monica Ribeiro Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR Professora

Pós-doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP. Doutorado em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Mestrado em Educação: Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e Graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara (1989). Professora na Universidade Federal do Paraná (1994 até o presente). Atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Tem interesse no campo de pesquisa em Políticas Educacionais com ênfase para o Ensino Médio e na avaliação de políticas públicas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio. Coordenadora do grupo de pesquisa EMpesquisa - rede nacional de pesquisa sobre Ensino Médio. Foi chefe do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (2005 a 2007), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR (2011-2012), coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2013 a 2016), vice-coordenadora do Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (outubro 2015 a março 2016), coordenadora do DINTER - Doutorado Interinstitucional - entre a UFPR e Universidade Federal do Acre com financiamento pela Capes (2013-2016). Coordenou a produção de materiais de formação continuada de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio junto ao Ministério da Educação (2103-2014). É revisora de periódicos dentre eles Educação & Sociedade, Ensaio (Fundação Cesgranrio) e Revista Brasileira de Educação. Membro do Conselho Consultivo do periódico Educar em Revista. Parecerista ad hoc das seguintes agências de fomento: Capes, CNPq e Fundação Araucária. Pesquisadora do CNPq - bolsista produtividade PQ2. Atualmente supervisiona 2 pesquisas de pós-doutorado, orienta 6 teses de doutorado e 2 dissertações de mestrado. Coordenou a XI ANPEd Sul (Reunião Científica Regional da ANPEd) realizada em Curitiba de 24 a 27 de julho de 2016. Integrante do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio. Vice-líder do Grupo de Pesquisa EMPesquisa - Pesquisas sobre Ensino Médio com sede na Unicamp e participação de pesquisadores de 16 universidades brasileiras.

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Publicado

2019-10-15

Cómo citar

Barbosa, R. P., & Silva, M. R. (2019). “Escola sem Partido”: uma análise a partir da Teoria Crítica da Sociedade. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 204–225. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3871