A formação continuada em serviço na percepção de professores da área de ciências da natureza

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4007

Palabras clave:

Ensino Médio, Ciências da Natureza, Valorização, Planejamento.

Resumen

A pesquisa tem como objetivo mostrar a percepção de professores de Ciências da Natureza sobre um tipo de formação continuada, por meio do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem)/Universidade Formadora, cuja finalidade era realizar um curso de formação em serviço. A pesquisa foi realizada com vinte professores da área de Ciências da Natureza egressos do Pnem, que responderam a uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados pela metodologia de Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que, na área de Ciências da Natureza, há falta de professores com formação na disciplina em que atuam, sendo as propostas de formação continuada, que visam atualizar/capacitar os professores, incapazes de promover o seu desenvolvimento profissional, o que caracteriza uma desvalorização pela formação. No caso do Pnem, os resultados da proposta não foram considerados satisfatórios pelos professores, pela falta de tempo para estudos dos cadernos de atividades e pela falta de acompanhamento da universidade após a interrupção do programa. Nesse sentido, entendemos que a formação deveria ser permanente, com espaço e tempo, tanto para formação, quanto para o planejamento coletivo de projetos de ensino, o que pode ser garantido pela gestão democrática da escola.

Biografía del autor/a

Lisete Funari Dias, Universidade Federal do Pampa

Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Licenciada em Física e Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS.

Maira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Magistério Superior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Química e Doutora em Educação pela UFRGS.

Citas

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Publicado

2020-07-17

Cómo citar

Dias, L. F., & Ferreira, M. (2020). A formação continuada em serviço na percepção de professores da área de ciências da natureza. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 268–289. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4007