A práxis do acompanhante especializado na inclusão escolar do autista: Contribuições Psicanalíticas

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4069

Palabras clave:

Acompanhante do aluno autista. Autismo. Psicanálise. Educação Inclusiva

Resumen

Este estudo empírico bibliográfico de cunho qualitativo objetivou investigar as contribuições da psicanálise para práxis do acompanhante especializado na inclusão escolar do autista. Recorremos ao relato de experiência para analisar a atuação de uma acompanhante. Investigamos as contribuições da psicanálise, através de uma revisão narrativa de literatura, nas bases de dados da Bireme, BDTD, BVS-PSI, CAPES, PEPSIC, Lilacs, SciELO e, em obras de autores psicanalistas. A contribuição fundamental dessa ciência, é chamar, ao primeiro plano de análise, as condições subjetivas relativas a inclusão do autista. A constituição subjetiva se dá à medida que o sujeito se relaciona com seu meio, seu desejo e com os objetos. Porém, no autista fracassa a dimensão de reconhecimento no outro. Para que isto aconteça, além dos obstáculos genéticos e neurológicos que possam entravar, necessário é que, com esforço, alguém se apresente como interessante e interessado, de modo que os traços e signos que este oferece sejam acessíveis ao autista. A atuação da acompanhante apontou para possibilidade do autista se reconhecer nela. Concluímos que a análise das condições subjetivas, foi o ponto chave para construção do vínculo e, posteriormente, para o desenvolvimento de uma prática educativa que fosse ao encontro da realidade do aluno autista em questão.

Biografía del autor/a

Joice Schultz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora de Psicologia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Psicóloga Clínica em Consultório Particular. Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE/FB. Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pela Universidade Comunitária da região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Pato Branco (FADEP). Integrante do Laboratório e Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade - LABGEDUS e do Grupo de Apoio Psicológico aos Acadêmicos - GAPAC - da UNIOESTE- Francisco Beltrão - PR. Durante a graduação, desempenhei os estágios supervisionados I,II e III, na área de psicologia clínica sob ótica psicanalítica. Dedico-me, principalmente, à Psicanálise, Psicopatologia Desenvolvimental e Educação, bem como, ao estudos dos aspectos biopsicossociais envolvidos nos diversos problemas do desenvolvimento humano com ênfase no Transtorno do Espectro Autista - TEA.

Giseli Monteiro Gagliotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pedagoga, Psicóloga e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp – SP. Professora Associada do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão – PR. Pesquisadora e Líder do LABGEDUS- Laboratório e Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade UNIOESTE-Francisco Beltrão-PR. Coordenadora do GAPAC- Grupo de Atendimento Psicológico aos Acadêmicos- UNIOESTE- Francisco Beltrão-PR.

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Publicado

2020-07-17

Cómo citar

Schultz, J., & Gagliotto, G. M. (2020). A práxis do acompanhante especializado na inclusão escolar do autista: Contribuições Psicanalíticas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 375–395. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4069