Importância da pergunta na educação filosófica da criança

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4135

Palabras clave:

Pergunta, Conceito, Experiência, Filosofar, Educar

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar o seguinte problema: em que condição a pergunta pode criar a experiência de filosofar? Argumentamos que a pergunta, como elemento vitalizador da experiência, é uma condição necessária para a criação da atividade filosófica e educativa. Isto porque a pergunta é a mente em atividade buscando significar a experiência num mundo conflituoso, provisório, instável, contestável e, assim, aberto à contínua renovação. Por constituir-se numa investigação eminentemente conceitual sobre a trama da pergunta na experiência e aprendizagem da criança, adotamos a metodologia de análise conceitual no campo filosófico, lastrado por um procedimento bibliográfico. Desta forma, amparamos nossa análise nas contribuições de Platão acerca da origem da indagação filosófica, na filosofia da experiência de Dewey, e na pedagogia da pergunta de Freire. Estas referências corroboram para uma interpretação crítica e criativa acerca da pergunta que podem contribuir para um ethos da atividade de filosofar e educar.

Biografía del autor/a

Darcísio Natal Muraro, UEL

Professor Adjunto do Departamento de Educação da UEL e Programa de Mestrado em Educação.

Citas

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Publicado

2020-07-17

Cómo citar

Muraro, D. N. (2020). Importância da pergunta na educação filosófica da criança. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 414–438. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4135