A imanência como outra imagem para a educação

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4378

Palabras clave:

Educação, Noção do fora, Filosofia, Land art.

Resumen

Como encontrar outra imagem para a educação que privilegie a vida em sua potência e desafie a repetição e a homogeneização que ocorrem em fazeres docentes, muitas vezes desconectados dos contextos sociais e culturais presentes na escola? O texto parte da prerrogativa de que a educação é constituída por parâmetros estipulados por diretrizes curriculares e, por conta desse fator, surge, muitas vezes, um enfrentamento inevitável com o que ocorre no cotidiano escolar, muito mais diverso e heterogêneo do que aquele projetado pelos referenciais curriculares. Para (re)pensar essa problemática na educação, escolhe-se como interlocução a área da filosofia, especialmente a noção do fora de Maurice Blanchot e seu desdobramento em Michel Foucault e Gilles Deleuze, propondo, a partir de referências da land art, outra imagem de pensamento para a educação que se contraponha à sua imagem transcendente usual. Entende-se que a noção do fora possibilita compreender a arte como campo de forças, multifacetado. Para que a educação e a escola deixem de ser esse espaço obsoleto e distante da realidade dos alunos, é preciso que estejam inseridas na atualidade. Definitivamente, a escola não é lugar de embrutecimento, de encaixotar conhecimentos, onde se aprende de alguém que detém e transmite o conhecimento.

Biografía del autor/a

Elaine Schmidlin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora no Programa de Pós-graduação e no curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui Pós-Doutorado pelo Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa; Doutora em Educação, linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestrado em Educação, linha de pesquisa Arte Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduação pela Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq, em experimentações com a filosofia da diferença, a arte e a educação, nos seguintes temas: Formação docente e poética; paisagens e experiências docentes, ensino com e sobre arte.

Aionara Preis Gabriel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais na linha de pesquisa em Ensino das Artes Visuais (2018). Possui graduação Bacharelado (2014) e Licenciatura (2018) em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integrante do grupo de pesquisa Entre Paisagens; do programa de extensão universitária Nupeart Pro...Move; tem experiência na área de Artes, com ênfase em cerâmica, ensino da cerâmica e restauração.

Ana Carolina Ribeiro Nogueira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora, pesquisadora e artista. Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha de pesquisa de Ensino das Artes Visuais e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC/2014). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CEART) e Pós-Graduada em Gestão Cultural pelo SENAC Santa Catarina (2011). Participa do Projeto de Pesquisa 'Paisagens Pedagógicas' (UDESC-SC). É professora de Artes Visuais e atua no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, SC. Desenvolve pesquisa com ênfase no Ensino das Artes Visuais, abordando questões de currículo.

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

Schmidlin, E., Gabriel, A. P., & Nogueira, A. C. R. (2022). A imanência como outra imagem para a educação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4378