Histórias e dilemas morais com crianças: instrumento para pesquisadores e educadores
Visualizações: 76228DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.439Palabras clave:
Histórias. Psicologia do Desenvolvimento. Educação Infantil.Resumen
O objetivo do presente artigo é discutir o uso de histórias-estímulo e dilemas morais como instrumentos de coleta de dados sobre o tema do desenvolvimento do juízo moral. Em estudos com o enfoque teórico da Psicologia do Desenvolvimento Moral, apoiado nos estudos de Jean Piaget e de Lawrence Kolhberg, as histórias-estímulo têm sido o instrumento mais utilizado com crianças pequenas e os dilemas morais têm sido mais empregados com adolescentes e adultos. Diante disso, discute-se o histórico do método clínico criado por Jean Piaget (no intuito de apreender o curso do pensamento da criança), o debate de dilemas morais proposto por Lawrence Kohlberg, a construção de histórias-estímulo e a estrutura interna dos dilemas morais, assim como parâmetros para educadores utilizarem histórias e dilemas morais no intuito de aprimorar as discussões morais existentes no ambiente escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.