NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS SOBRE CRIANÇA(S) E INFÂNCIA(S) NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO SERTÃO CEARENSE

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Autores/as

  • Ana Maura Tavares dos Anjos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4400

Palabras clave:

Crianças. Infâncias. Educação Infantil.

Resumen

Este trabalho objetiva refletir sobre as concepções de professoras acerca do conceito de criança(s) e infância(s) e as possíveis implicações da Sociologia da Infância na prática pedagógica docente. Nesse sentido, interrogamo-nos sobre as concepções de professoras de educação infantil sobre infância e criança, tendo em vista que o entendimento de tais conceitos são prerrogativas que permeiam e subsidiam a práxis pedagógica da professora e do professor de educação infantil. Para isso, dialogamos sobre infância(s) e criança(s) à luz de Sarmento (2005), Corsaro (2002), dentre outros autores, sua relação com as políticas de educação infantil e a BNCC (2017). O estudo, qualitativo, teve o corpus de análise constituído de narrativas de 8 (oito) professoras e revelou que as concepções de criança(s) e de infância(s), apresentadas pelas professoras, corroboram as prerrogativas legais e os pressupostos da Sociologia da Infância.

Biografía del autor/a

Ana Maura Tavares dos Anjos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e em Psicologia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão; Especializações em psicopedagogia clínica e institucional e em gestão escolar. Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós_Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora de Educação Básica da rede municipal de ensino de Itapiúna. Leciona nos cursos de pedagogia e Pós-Graduação Latu-senso em Psicopedagogia e Educação Infantil da Faculdade do Maciço de Baturité, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento infantil, Formação de professores, Educação especial na perspectiva inclusiva, alfabetização, brincar, educação infantil, proposta curricular e literatura infantil. Autora de obras literárias da Coleção Prosa e Poesia do Programa Alfabetização na Idade Certa do Governo do Estado do Ceará e da coleção De casa para a escola, do projeto Semeando valores na escola e na família das Edições IPDH. 

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Publicado

2020-12-24

Cómo citar

dos Anjos, A. M. T. (2020). NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS SOBRE CRIANÇA(S) E INFÂNCIA(S) NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO SERTÃO CEARENSE. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 485–501. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4400