O ensino de literatura: novas perspectivas

Visualizações: 560

Autores/as

  • Celso Leopoldo Pagnan Unopar

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.441

Palabras clave:

Ensino. Sincronia. Literatura.

Resumen

O presente artigo é uma reflexão com base na realização de um Clube de literatura, desenvolvido com setenta alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, localizada em Londrina. O Clube teve três objetivos: estabelecer uma leitura sincrônica entre obras literárias de períodos diferentes e de diferentes autores (brasileiros e estrangeiros), levar o aluno a perceber as relações temáticas entre obras diversas e, por meio de textos metalinguísticos, levar o aluno a compreender o processo criativo. Para tanto, selecionamos textos dos seguintes escritores: Machado de Assis, Franklin Távora, Fernando Pessoa, Thomas Mann, Ferreira Gullar e Paulo Leminski. O objetivo geral foi o de refletir a respeito do ensino de literatura e propor novos meios de ensino para a disciplina. O presente artigo é o relato do trabalho em sala de aula, tendo como base teórica os Documentos Oficiais para a área do ensino de literatura, bem como estudiosos diversos (CANDIDO, 1972; JAUSS, 1994; ECO, 1989, entre outros).

 Palavras-chave: Ensino. Sincronia. Literatura.

Biografía del autor/a

Celso Leopoldo Pagnan, Unopar

Doutor em Literaturas de língua portuguesa pela Unesp/AssisProfessor do programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias - Unopar/Londrina

Publicado

2015-06-02

Cómo citar

Pagnan, C. L. (2015). O ensino de literatura: novas perspectivas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 170–189. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.441