A violência no ambiente escolar: uma discussão da psicologia crítica
Visualizações: 1564Palabras clave:
psicologia crítica. psicologia escolar. violência escolar.Resumen
A escola na contemporaneidade tem sido palco de vários atos violentos em decorrência da fragilidade e superficialidade das relações. Em uma sociedade que tem estimulado a competitividade e o distanciamento afetivo entre os sujeitos, o descaso torna-se evidente nas depredações da instituição e se exteriorizam para ações violentas e agressivas entre os indivíduos que a compõem. Neste artigo, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico acerca do fenômeno da violência, com foco no ambiente escolar, a partir da perspectiva social histórico-crítica de Vygotsky. Com base na literatura pesquisada, foi possível concluir que é imprescindível que se estabeleça, no ambiente escolar, relações e mediações saudáveis, de forma que permita a expressividade e independência do aluno. Além disso, a prevenção à violência é necessária em todos os níveis, por isso torna-se importante o papel da psicologia neste contexto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.