Cidade e Educação: Um rolé pela Providência
Visualizações: 408DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4512Palabras clave:
Caminhar, Cidade, EducaçãoResumen
O presente artigo trata da relação entre as possibilidades educativas acontecidas de maneira espontânea nas cidades, com foco no "Rolé dos Favelados" no Morro da Providência. Trata-se, portanto, de analisar práticas culturais que não tem intencionalidade pedagógica ou didática apriorística. Exploramos, ao longo do texto, a experiência etnográfica realizada no Morro da Providência e a relação com uma educação que é feita através do caminhar e através das trocas e relações entre humanos e não humanos. Para isso, mesclamos a analise bibliográfica de autores da Antropologia, da Educação e da Geografia com o trabalho de campo. A metodologia utilizada é pautada nos pressupostos da Teoria Ator-Rede (TAR).
Citas
ARAUJO, Vânia. A cidade como espaço público de educação e afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, V. 27, p. 135-148, 2011.
CARRANO, Paulo. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis: Vozes, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Favela como Patrimônio da Cidade? Reflexões e polêmicas acerca de dois museus. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 38, p. 49-66, 2006.
GOMES, M. V. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate. Revista Giramundo, Rio de Janeiro, V.1, N.2, p. 67-80, 2014.
INGOLD, Tim; VERGUNST, Jo. Introduction. IN: INGOLD, T.; VERGUNST, J. Ways of walking: Ethnography and practice on foot. Aberdeen: Ashgate Publishing Company, 2008.
INGOLD, Tim. Antropology and/as education. New York: Routledge, 2018.
LATOUR, B. Jamais Fomos Modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LAW, John. Modes of knowing: resources from the baroque. IN: LAW, J. ;RUPPERT, E.(Org). Modes of Knowing: resources from the baroque. Manchester: Mattering Press, 2016.
LEGAT, Alice. Walking stories; leaving footprints. IN: INGOLD, T.; VERGUNST, J. Ways of walking: Ethnography and practice on foot. Aberdeen: Ashgate Publishing Company, 2008.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.