Linguagem científica na EJA: uma proposta de estratégias sociocognitivas para o processamento textual
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Processamento textual. Leitura. Produção textual. Estratégias sociocognitivas. EJA.Resumen
O presente artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino interdisciplinar tomando por base aspectos da linguagem científica na Educação de Jovens e Adultos – EJA. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma sequência didática organizada para uma intervenção pedagógica sob o enfoque da leitura como prática interdisciplinar, foi desenvolvida a temática “Vozes na EJA”, em que se trabalharam conteúdos das disciplinas de Ciências Naturais (os sentidos) e conteúdos da Língua Portuguesa (gênero textual relato de vivências), tendo em vista as estratégias sociocognitivas de processamento textual na aquisição e construção do conhecimento científico. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, classificada como explicativa, a tipologia desse estudo é caracterizada como pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam que, quando as ações são planejadas estrategicamente pelo educador, com a perspectiva do ensino de leitura, possibilitam aos educandos a apropriação da linguagem científica na produção textual, permitindo a construção de sentidos.
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