Historiografia e história da educação jesuítica no Espírito Santo
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4555Palabras clave:
Paradigma indiciário, Historiografia, Educação jesuíta, Espírito SantoResumen
Este estudo investiga a presença dos jesuítas na historiografia da educação capixaba e a presença de narrativas sobre a educação na capitania do Espírito Santo em cartas escritas pelos padres jesuítas entre 1551 e 1594. A historiografia da educação brasileira aponta o descompasso entre o impacto da ação pedagógica dos padres inacianos nos três primeiros séculos de colonização portuguesa no Brasil e a parca quantidade de investigações produzidas sobre o tema (BITTAR; FERREIRA JUNIOR, 2006). No caso do Espírito Santo, este descompasso revela-se intrigante ao considerar que a Companhia de Jesus fundou um dos seus primeiros colégios em terra capixaba (1552), além do destaque local à ação catequizadora desenvolvida pelo padre José de Anchieta. Utiliza como fontes as coletâneas Cartas jesuíticas, Novas cartas jesuíticas, Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil e a História da Companhia de Jesus no Brasil. Pela via do método indiciário, referenciado na micro-história Italiana (GINZBURG,1989; 2007), a leitura cruzada dessas fontes aponta para um número ínfimo de missivas partindo do Espírito Santo e, a comparação desses dados aos das capitanias de São Vicente e da Bahia, presentes nas mesmas publicações, evidencia a disparidade entre elas, o que indicia possíveis invisibililizações da educação jesuítica no Espírito Santo.
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