Historiografia e história da educação jesuítica no Espírito Santo

Visualizações: 273

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4555

Palabras clave:

Paradigma indiciário, Historiografia, Educação jesuíta, Espírito Santo

Resumen

Este estudo investiga a presença dos jesuítas na historiografia da educação capixaba e a presença de narrativas sobre a educação na capitania do Espírito Santo em cartas escritas pelos padres jesuítas entre 1551 e 1594. A historiografia da educação brasileira aponta o descompasso entre o impacto da ação pedagógica dos padres inacianos nos três primeiros séculos de colonização portuguesa no Brasil e a parca quantidade de investigações produzidas sobre o tema (BITTAR; FERREIRA JUNIOR, 2006). No caso do Espírito Santo, este descompasso revela-se intrigante ao considerar que a Companhia de Jesus fundou um dos seus primeiros colégios em terra capixaba (1552), além do destaque local à ação catequizadora desenvolvida pelo padre José de Anchieta. Utiliza como fontes as coletâneas Cartas jesuíticas, Novas cartas jesuíticas, Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil e a História da Companhia de Jesus no Brasil. Pela via do método indiciário, referenciado na micro-história Italiana (GINZBURG,1989; 2007), a leitura cruzada dessas fontes aponta para um número ínfimo de missivas partindo do Espírito Santo e, a comparação desses dados aos das capitanias de São Vicente e da Bahia, presentes nas mesmas publicações, evidencia a disparidade entre elas, o que indicia possíveis invisibililizações da educação jesuítica no Espírito Santo.

Biografía del autor/a

Wallace Manoel Hupp, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação pelo PPGE/ UFES na Linha de Pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Possui graduação em História e mestrado em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como professor de História da Rede Estadual de Ensino desde 2001. Trabalhou como coordenador estadual do PNLD/PNBE na Secretaria de Estado da Educação (SEDU) entre janeiro de 2013 e janeiro de 2016. Atualmente, é professor de História da EEEFM Marinete de Souza Lira.

Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia (2004) e História (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE). É professora Adjunto-A do Quadro Permanente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua nas áreas de História da Educação, Ensino de História e Formação e prática de professores.

Citas

ABREU, J. Capistrano de. Capítulos de história colonial (1500-1800). Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 1998.

ALVIM, Davis Moreira. A colônia imaginada: Anchieta e as metamorfoses do imaginário medieval na América portuguesa (1534-1597). 2004. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas) – Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2004.

ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões. 1933. p. 301-465.

BALESTRERO, Heribaldo L. A obra dos jesuítas no Espírito Santo. Viana (ES): Sinopse Histórica, 1979.

BITTAR, Marisa; FERREIRA JR, Amarílio. O estado da arte em história da educação colonial. Navegando pela história da educação brasileira. HISTEDBR, Campinas, v. 1, p. 1-23, 2006.

BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOURGUIGNON, Leonardo Nascimento. Assumindo novas identidades: resistência indígena no litoral sul do Espírito Santo (Século XVIII). 2018. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

BRAZ, Affonso. Carta de Affonso Braz mandada do porto do Espírito Santo do anno de 1551. In: CARTAS Jesuíticas. Cartas avulsas, 1550-1568. Publicações da Academia Brasileira, Rio de Janeiro, 1931, p. 87-89.

CARVALHO, José Antônio. O Colégio e as residências dos jesuítas no Espírito Santo. Rio de Janeiro: Expressão Cultural, 1982.

CONDE, Bruno Santos. Depois dos Jesuítas: a economia colonial do Espírito Santo (1750-1800). 2011. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

DIAS, Fabiano Vieira. O pátio jesuítico no Palácio Anchieta: narrativas tipo-morfológicas e paisagísticas na cidade de Vitória (ES). 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2007.

GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica e prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

______. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2007a.

______. O fio e os rastros: verdadeiro, falso e fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007b.

LEITE, Serafim. Novas cartas jesuíticas: de Nóbrega a Vieira. Brasiliana, 1940.

______. História da Companhia de Jesus no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.

NÓBREGA, Manuel da. A Thomé de Sousa (1559). In: VALLE CABRAL, Alfredo do; FRANCO, Antonio. (Org.). Cartas do Brasil 1549-1560. Rio de Janeiro: Officina Industrial Graffica, 1931a, p. 191-218.

______. Ao Infante Cardeal [D. Henrique] (1560). In: VALLE CABRAL, Alfredo do; FRANCO, Antonio. (Org.). Cartas do Brasil 1549-1560. Rio de Janeiro: Officina Industrial Graffica, 1931b, p. 220-228.

PAIVA, José Maria de. Educação jesuítica no Brasil colonial. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 43-59.

SALLES, Jansen Gusmão. Da calúnia à supressão: discursos sobre educação e antijesuitismo no período pombalino. 2016. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SIMÕES, Regina Helena Silva; FRANCO, Sebastião Pimentel; SALIM, Maria Alayde Alcântara. A história da educação no Estado do Espírito Santo: o que se produz na academia. In: ______. História da educação no Espírito Santo: vestígios de uma construção. Vitória: Edufes, 2009. p. 13-25.

SIMÕES, Regina Helena Silva; BERTO, Rosianny Campos; SALIM, Maria Alayde Alcântara. Escritas da história da educação capixaba produzidas no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (1992-2018). In: ______. (Org.). Temas da história e da historiografia da educação no Espírito Santo. Campos dos Goytacazes (RJ): Brasil Multicultural, 2018, p. 24-39.

Publicado

2021-12-13

Cómo citar

Hupp, W. M., & Luiz, M. L. (2021). Historiografia e história da educação jesuítica no Espírito Santo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4555