O princípio do ambiente na abordagem de planejamento no enfoque emergente: influências no planejamento pedagógico dos professores

Visualizações: 590

Autores/as

  • Mateus Lorenzon Centro Universitário UNIVATES
  • Jacqueline Silva da Silva Centro Universitário UNIVATES

Palabras clave:

Planejamento no enfoque emergente. Organização do ambiente. Prática de professores.

Resumen

Neste artigo analisamos como a organização do ambiente influencia na elaboração do planejamento pedagógico de professores que atuam em turmas de 1o ano de Ensino Fundamental de escolas das três redes de ensino (municipal, estadual e privada) do município de Lajeado/RS. Os dados apresentados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com os professores, análise de suas práticas pedagógicas com as crianças e análise da documentação pedagógica produzida em decorrência dessas práticas. A interpretação das informações ocorreu por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Constatamos que o ambiente exerce forte influência no planejamento do professor se esse planejamento for aberto ao imprevisto, ou seja, se for uma progetazzione. Por meio da vivência nesses espaços, acompanhamos o surgimento de tópicos de investigação, como o Projeto Sapos e o Projeto sobre as Aves, que, por terem surgido a partir dos interesses das crianças, tornam-se significativos a elas e aos professores envolvidos.

 

 

 

Biografía del autor/a

Mateus Lorenzon, Centro Universitário UNIVATES

Graduado em Pedagogia

Jacqueline Silva da Silva, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação - UFRGS; Professora do Curso de Pedagogia Centro Universitário UNIVATES;

Publicado

2015-01-27

Cómo citar

Lorenzon, M., & Silva, J. S. da. (2015). O princípio do ambiente na abordagem de planejamento no enfoque emergente: influências no planejamento pedagógico dos professores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(15), 207–221. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/456