Escola ”de ladainhas”: práticas educativas de rezadores em Breves-PA

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4589

Palabras clave:

Ladainha, Prática educativa, Mediação cultural.

Resumen

 

Resumo: O presente artigo analisa a dimensão educativa do ritual de reza das ladainhas existente na cidade de Breves-PA. Para isso, fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural, em que a história “vista de baixo”, como propõe Burke (1992), ganha espaço até então negado pela história oficial, ou seja, as vozes de sujeitos comuns, até então silenciadas, passam a ser consideradas como fontes para se contar a história. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, sob a metodologia da História considerando como instrumentos de investigação entrevistas semiestruturadas e a observação em campo. Com base em Brandão (2007, 2009), Albuquerque (2012), Wulf (2016), Bondía (2002), Medaets (2011) e Ingold (2010, 2015), concluímos que na educação das ladainhas não há professores que expõem e explicam determinados conteúdos. Os educadores desse tipo de escola são os próprios rezadores que mostram seu fazer a partir da vivência da prática ritualística, na qual saberes são postos em circulação e apreendidos pelos sujeitos.

 

Biografía del autor/a

Paula Fernanda Pinheiro Souza

Mestra em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA), Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura brasileira, pela Faculdade Integrada de Goiás (2017). É licenciada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2016). Integra o Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia - GHEDA, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Atualmente é Técnica administrativa, na Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó-Breves.

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Publicado

2021-11-02

Cómo citar

Pinheiro Souza, P. F., & Barbosa Albuquerque, M. B. (2021). Escola ”de ladainhas”: práticas educativas de rezadores em Breves-PA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 91–117. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4589