METAFÓRAS ASSOCIADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS REFLEXÕES

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4623

Palabras clave:

Metáforas, Formação inicial de professores, Língua estrangeira

Resumen

Este artigo tem como escopo propor reflexões acerca do uso de expressões metafóricas na aprendizagem de Francês como Língua Estrangeira (FLE), elaboradas por professores do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) em formação inicial numa universidade pública do Amapá. Para tanto, esta investigação se fundamenta nos pressupostos da Teoria da Metáfora Conceitual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; LAKOFF, 1987; KÖVECSES, 2010). Para a análise dos dados foi aplicado um questionário contendo um roteiro como orientação para auxiliar os participantes na escrita das narrativas. Este estudo seguiu os princípios da pesquisa qualitativa, segundo a qual os fatores sociais não podem ser vistos como fixos, mas assumem sempre uma diversidade de significados múltiplos e socialmente construídos. Assim, a opção metodológica se deu com base na aplicação de questionários e notas de campo envolvendo nove estudantes do Curso de Letras Português e Francês de uma universidade pública do Amapá. Os resultados revelaram que as expressões metafóricas escritas pelos futuros professores de (FLE) podem ajudar tanto os professores quanto os alunos a compreenderem melhor como pensamos, como nos comunicamos e como entendemos o mundo (CAMERON, 2003).

Biografía del autor/a

Aldenice De Andrade Couto, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amapá (1995). É especialista em Ensino-Aprendizagem do Francês Língua Estrangeira pela UFPA (2005). Tem mestrado em Ciências da Linguagem e Didáticas das Línguas pela Universidade das Antilles e das Guyanas- UAG (2006). Tem Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade de Brasilia -UNB (2015)É doutoranda em Língua e Cultura na Universidade Federal da Bahia. É docente adjunta IV e atua como professora de Francês Língua Estrangeira no Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É idealizadora da Jornada Cientifico-Cultural de Francês Língua Estrangeira (FLE). Idealizadora e coordenadora do Projeto Pró-estudante Idiomas (2010-2013). Presidente da Associação dos Professores de Francês do Amapá - APROFAP (2011-2013 / 2014-2015).Integra o governo federal PARFOR. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Amapaense de Pesquisa em Línguas e Literaturas Estrangeiras (NAPLLE). Foi membro do Grupo de Pequisa Ensino de Línguas para Fins Específicos (LIFE/UNIFAP). Atua na área de pesquisa de Línguas Estrangeiras e Formação Inicial de professores de Línguas Estrangeiras. É coordenadora do Projeto de Pesquisa Formação Inicial Crítico-Reflexiva de Professores de Língua Estrangeira em um Contexto de Fronteira.É doutoranda em Língua e Cultura, na Universidade Federal da Bahia. 

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Publicado

2022-05-21

Cómo citar

Couto, A. D. A. (2022). METAFÓRAS ASSOCIADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS REFLEXÕES. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4623

Número

Sección

Artigos